“Nunca pensei em outra profissão a não ser a de Médico”

Cirurgião Rodrigo Faccenda 


A revelação é do cirurgião Rodrigo Faccenda. Nos últimos quinze dos quarenta e dois anos completados no dia 28 de abril, ele trabalha e reside em Getúlio Vargas, para onde veio a convite da direção do Hospital São Roque.




         Natural de Sarandi, Rodrigo foi o primogênito do casal Claudete Bonamigo Faccenda e Antenor Faccenda. Ela professora de Biologia e ele produtor rural. O entrevistado para o caderno especial alusivo ao Dia do Médico fez o ensino fundamental na Escola de 1º e 2º Graus Sarandi. Aluno da primeira turma da Escola de Ensino Médio da Universidade de Passo Fundo, Rodrigo conta que neste período morou sozinho e fez um intensivo no Pré-Vestibular Garra de seis meses. Aprovado no primeiro vestibular fez parte da turma 1994 da UPF.
         Após a formatura no ano de 1999 fez residência no Hospital da Cidade e integrou a segunda turma de residência em cirurgia geral. Dentre os cursos realizados, o de Cirurgia Vídeo-Laparoscopia. No ano de 2002, após encerrar a residência médica fixou residência em Getúlio Vargas. Nos primeiros anos trabalhou na Secretaria Municipal da Saúde no Programa da Saúde da Família junto as UBS São José e Centra, e no plantão do Pronto Socorro do HSR. Há anos abriu a Inter Clínica, no centro da cidade.
         Atual diretor clínico do Hospital São Roque Rodrigo Faccenda atua nas áreas de cirurgia geral e clínica. Durante a entrevista concedida no início da noite de segunda-feira (09), lembrou que ainda quando morava em Sarandi, gostava de frequentar o Hospital Comunitário tendo inclusive assistido algumas cirurgias. Primeiro médico da família, duas de suas primas também vão trabalhar na área: uma cursa Medicina na UPF e outra está fazendo residência em oftalmologia no Rio de Janeiro.

Com a esposa Consuelo e os filhos Gabriel e Manuela.
         Casado com Consuelo Piaia, graduada em História, Doutora em Educação e professora da Faculdade Ideau e UFFS, o casal tem dois filhos: Gabriel, com 15 anos, e Manuela, com sete anos. Aficionado pelo futebol seu esporte preferido é o tênis. Introduzido na quadra pelo pai, quando ainda era criança, participa de torneios e já venceu inúmeros campeonatos. O filho Gabriel segue os passos do avô e do pai e tem sido parceiro no esporte que praticam no Tênis Clube Getuliense.

         Além de cinéfilo e leitor voraz, Rodrigo Faccenda revela sua outra paixão: a pescaria. Ao lado da esposa e dos filhos aproveita os feriados para pescar na Barragem do Rio Passo Fundo. A família já realizou inúmeras pescarias no Rio Uruguai, no município de Porto Xavier. No rio que divide o Brasil e a Argentina já fisgaram muitos peixes, inclusive o Dourado, o “Rei do Rio”, segundo os pescadores. 

Matéria Publicada no especial Guia da Saúde - Dia do Médico, edição do dia 13 de outubro, página 03.

Comentários