Rio Paulo - Nem leite nem vinho: resultado da análise deverá ser anunciado nos próximos dias


As imagens divulgadas em primeira mão acerca da poluição do Rio Paulo, feitas pelo comunicador Nilton Carlos Pergher no final da semana passada, tiveram desdobramentos e pautaram páginas de notícias no Facebook.

Uma equipe da Patran realizou vistorias junto ao Rio Paulo e empresas
próximas na manhã de segunda-feira (25).
Crédito: Divulgação/Patram. 

Imagem do Rio Paulo nas proximidades da cidade de Getúlio Vargas.
Foto: Divulgação/Redes Sociais. 

Imagem feita na sexta-feira (22) registrou o fenômeno que vem ocorrendo
com frequência num trecho de 700 metros do Rio que tem o
mesmo nome da localidade.
Foto: Divulgação/Redes Sociais

A narrativa feita pelo diretor do jornal Tribuna Getuliense reproduziu o relato de um pescador que pensou se tratar de um milagre divino da transformação da água em vinho, para em seguida afirmar não ser merecedor de tal revelação.

Os dois maiores jornais do RS repercutiram sobre a investigação feita na segunda-feira (25) pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar junto ao leito do Rio Paulo. Ele corta a região com o mesmo nome no interior do município de Getúlio Vargas e desagua no Rio Abaúna, junto à ponte da Rua Alexandre Bramatti.
Denúncias sobre a alteração na coloração da água do Rio Paulo já haviam sido feitas nas redes sociais. De igual modo da reclamação de moradores próximos aos dois Rios sobre o mau cheiro provocado com regular frequência. A vereadora Cleonice Forlin (MDB) postou ainda em maio comentários sobre o fato no Facebook que receberam inúmeros comentários e a confirmação do mal estar provocado.
Amostras da água recolhida pela Patram já estão em Porto Alegre. A Corsan fará a análise do material . De acordo com Daniel Fernandes (PP), Secretário Municipal do Meio Ambiente, a análise poderá ficar pronta no início da próxima semana. 
As fotografias, feitas em momentos e locais distintos, revelam colorações avermelhada e leitosa da água que no domingo já não apresentava alterações.

Comentários