Equipes das UBSs de Getúlio Vargas vão às ruas contra o mosquito transmissor da Dengue

         A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas está promoveu, durante toda essa semana, uma grande mobilização para o combate do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, o Aedes Aegypti. Para isso, as Unidades Básicas de Saúde fecham suas portas, uma a cada dia, assim como o CIR, e as equipes de funcionários participam da mobilização, saindo às ruas para dar orientações à população como deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar criadouros do mosquito. Nesta mobilização as equipes de saúde vão às ruas e, de porta em porta, visitam residências e estabelecimentos comerciais de suas áreas de abrangência, vistoriando e dando orientações de como evitar a criação e a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças. Os principais depósitos de larva são lixo, brinquedos, vasos de plantas, floreiras e bebedouros.
        Em duplas, ao fazerem as visitas, deixam um panfleto com orientações e um sovador, também com explicações de como evitar a criação do mosquito. Participaram da ação agentes de saúde e agentes de endemias. “Com a mão na massa”, viram baldes, potes e outros, e também orientam os moradores. Quando encontram algum recipiente com água e larvas, o conteúdo é jogado na terra.
        De acordo com a agente de combate a endemias, Rosangela Montemezzo, a situaçao é séria em Getúlio Vargas, no que se refere ao número de focos de larvas do mosquito Aedes Aegypti. Em cada sete análises, cinco amostras são positivas e segundo relatório do Ministério da Saúde, 1,7% dos imóveis do município têm criadouros com larva do mosquito Aedes Aegypti. Isso faz com que o município esteja em situação de alerta para dengue, zika e chikungunya. “A ação junto com os moradores é importantíssima para que possamos reduzir o número de focos de Aedes Aegypti na
cidade, que é o segundo município mais infestado na região do Alto Uruguai.”, diz Rosangela.

CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS E DEVEM SER PERMANENTES

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que é importante que os moradores continuem a combater o mosquito, evitando manter em suas residências qualquer recipiente que possa reter água, como brinquedos, baldes e latas. É importante esvaziar e escovar as paredes internas desses recipientes, manter cisternas, caixas d´água e reservatórios provisórios de água (como tambores e barris), sempre tampados.  Pneus velhos devem ser furados e mantidos em lugar protegido de chuvas. As calhas devem ser limpas periodicamente, assim como as marquises. Um alerta também é para a água que fica atrás do refrigerador, que deve ser retirada e colocado um pouco de água sanitária para evitar o mosquito, assim como nas bandejas do ar-condicionado.

Dupla chegando em uma residêcia na Av. Borges de Medeiros

Equipe UBS Santo André

Equipe UBS São José
Fotos: Divulgação A Folha

Comentários