Estado lança Mapa de Comportamento do Turista e nova edição da feira virtual Viva o RS
O governo do Estado, em parceria com o Sebrae RS, lançou, na
manhã desta segunda-feira (18/7), o Mapa de Comportamento do Turista e a 3ª
edição da feira virtual Viva o RS. As ações, que têm o objetivo de fomentar o
turismo no RS, foram a apresentadas em evento no Palácio Piratini.
no RS foram a apresentadas
em evento no Palácio Piratini -
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini
O mapa identifica as oportunidades e
dá a base aos players de turismo para definirem melhores estratégias para
conquistar mais visitantes, por meio do direcionamento da oferta turística no
Estado. O conteúdo foi construído sob a ótica das principais motivações de
consumo de turismo, destacando os pontos de interesse para o público local,
regional, nacional e internacional. A metodologia utilizada na elaboração do
conteúdo traçou 12 perfis macro de turistas que visitam o RS, desdobrados em 34
personas e 46 motivações. Cada um é apresentado com exemplos reais de
manifestações nas redes sociais, facilitando a compreensão por todas as partes,
em especial dos operadores de turismo para compreensão de seus públicos.
Já, com a intenção conectar os
turistas com as atrações e experiências no Rio Grande do Sul, a 3ª edição da
feira Viva o RS vai ofertar 300 destinos por meio da plataforma
www.vivaors.com.br, que conta com um assistente digital de viagens. A
ferramenta, que oferece dicas e sugestões personalizadas de acordo com o perfil
de cada visitante, é organizada por regiões e estilos de viagem e ficará no ar
até janeiro de 2023. A primeira etapa para inscrições das experiências e
roteiros turísticos para serem promovidos no Viva o RS é dia 25 de julho. O
prazo final é 1º de outubro.
“Fomos golpeados pela pandemia e o
turismo foi um dos setores mais atingidos. Por isso, estamos buscando, cada vez
mais, alternativas para essa área. O Mapa de Comportamento e o Viva o RS são
complementares e dialogam entre si. Ambos usam a inteligência e estudos
aprofundados para auxiliar o setor na
oferta de melhores serviços ao cidadão”, afirmou o governador.
O diretor-superintendente do Sebrae
no RS, André Godoy, também falou sobre as consequências da covid-19 no setor.
“Foi um período devastador, onde o trade turístico foi muito impactado.
Entretanto, estamos vivendo um momento de reestabilização, onde é previsto um
crescimento de 17% em dois anos. Atualmente, 109 mil empresas fazem parte da
cadeia produtiva do turismo no RS. Essa parceria com o governo nos anima para
seguir trabalhando para recuperar e alavancar ainda mais o setor”, disse.
O próximo passo, conforme o
secretário de Turismo do RS, Raphael Ayub, é visitar as regiões do Estado e
realizar workshops, entre agosto e dezembro deste ano, onde o mapa será
apresentado para entidades, órgãos públicos e demais interessados. “Estamos
trabalhando com o mercado de fato, como o turista quer comprar e não como o
Estado e regiões querem se vender. A ideia é inverter a lógica e analisar os
dados e adotar comportamentos sob a ótica da demanda, e não da oferta”,
enfatizou. O CEO da Wine Locals, Diego Fabris, um dos realizadores do estudo,
comentou sobre a relevância de se mapear oportunidades de negócio e, com isso,
elaborar melhores abordagem no mercado. “O estudo tem uma série de utilidades.
Uma das principais é que, baseado em dados e análises existentes, vamos
colaborar para que o trade do turismo gaúcho entenda com quem está falando”,
afirmou.
• Clique aqui e acesse o Mapa de
Comportamento do Turista
• Clique aqui e acesse a plataforma
do Viva o RS
Texto: Lucas Barroso
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