Getúlio Vargas - Mais de 250 crianças assistiram ao CineSolarzinho, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil

Com patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Getúlio Vargas, o projeto exibiu curtas-metragens brasileiros e o filme Turma da Mônica – Laços para mais de 250 crianças. Com entrada gratuita e distribuição de pipoca, a sessão de cinema foi realizada na tarde desta terça-feira, 13, no Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas. As crianças também puderam conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações.



Participaram da projeção a produtora Adriana Duque, que comandou todo o espetáculo interagindo com as crianças; a Consultora de Negócios da Gerência de Relacionamento com Poder Público da RGE Passo Fundo, Eliana Bortolon, e a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, que deram as boas-vindas às crianças.

O CineSolar - que tem a versão CineSolarzinho para o público infantil - é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia, levanto todo o sistema de som e projeção para o cinema.

  Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz. Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial - feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma - são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades. O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o CineSolarzinho também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas).

  A 2ª Edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e é realizada pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo.

Comentários