Prefeitura de Getúlio Vargas, Sindilojas Alto Uruguai e Sindicomerciários se reúnem com empresários do comércio

A Prefeitura de Getúlio Vargas, o Sindilojas Alto Uruguai e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Erechim - Sindicomerciários - reuniram, na noite desta quinta-feira, no Salão de Atos da Prefeitura, empresários, lojistas, representantes da CDL Getúlio Vargas e contadores para esclarecer dúvidas e procedimentos quanto à Convenção Coletiva de Trabalho e Horários de Funcionamento do Comércio no ano de 2022.



            O encontro foi motivado após a intercedência do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, juntamente com o presidente da CDL, Leonildo Tasca, e do presidente da ACCIAS, Alceu Enricone, para que as lojas do município pudessem abrir suas portas no sábado à tarde que antecedia ao Dia dos Pais, uma vez que a Convenção Coletiva de Trabalho não previa esta abertura. Na oportunidade, foi feita uma retificação na Convenção Coletiva de Horário de Trabalho – CCHT –, para que as lojas de Getúlio Vargas pudessem abrir no sábado, dia 13 de agosto, véspera do Dia do Pais, no horário da tarde, até as 17h. Tanto o Sindilojas Alto Uruguai quanto o Sindicomerciários atenderam a reivindicação feita pelo prefeito Mauricio Soligo e as entidades.

            Por este motivo, foi realizada a reunião para esclarecimentos sobre o papel de cada sindicato, sua representatividade e sua importância na vida de cada comerciante e comerciário, questões sobre sustentabilidade dos sindicatos, validade da contribuição sindical assistencial e efeitos jurídicos de uma Convenção Coletiva de Trabalho.

            A reunião contou com a presença do prefeito Mauricio Soligo, do presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, e do presidente do Sindicomerciários, Dilson José Wosniak.

Segundo o prefeito Mauricio Soligo, o município de Getúlio Varas tem interesse e preocupação com o funcionamento do comércio e as questões que dizem respeito à Convenção Coletiva de trabalho e horário de trabalho do comércio. Falou da necessidade de aproximação dos sindicatos com os lojistas para que todos ganhem.

Após as explanações sobre o funcionamento de cada Sindicato – patronal e laboral –, vantagens de serem associados e, especialmente, se houver o fechamento das entidades, tudo passará a ser feito por sindicato da capital que está muito longe da realidade das pequenas empresas, ficou acordada a realização de novo encontro para maiores esclarecimentos. Também já ficou acertada uma conversa para uma acordo coletivo para a abertura das lojas durante a realização da Expo Getúlio Vargas 2022, que acontece de 13 a 16 de outubro.

Ainda foi informado que as empresas, individualmente, também podem solicitar abertura da loja em horários especiais, conforme prevê a Convenção Coletiva de Trabalho, por meio de email: sindilojas@sindilojasaltouruguai.com.br ou sindicomerciarioserechim@gmail.com.

Comentários