Deputada Delegada Nadine faz homenagem ao Instituto da Criança com Diabetes no Grande Expediente




No  período do Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira(28),  no plenário do Memorial do Legislativo, a deputada Delegada Nadine(PSDB) homenageou os 25 anos do Instituto da Criança com Diabetes (ICD).





 Considerado um centro de excelência para o tratamento de diabetes tipo 1(DM1), o ICD acompanha mais de 4700 crianças e jovens com a doença,  de forma gratuita. Pelos dados divulgados pela deputada, esse acompanhamento, aliado ao Programa de Educação Continuada em Diabetes,  permite uma redução de 94% dos casos de internação  hospitalar. “ O trabalho é focado no acolhimento e na prevenção das complicações decorrentes da doença”, reforçou.

 Além disso, segundo Nadine,  a entidade oferece assistência social extensiva aos familiares e pessoas envolvidas na vida das crianças e adolescentes de 0 a 20 anos.  É nessa faixa etária onde está a maioria dos “insulino-dependentes”.

Doença autoimune, o diabetes tipo 1  se estabelece quando o organismo não reconhece as células do pâncreas produtoras de insulina,  e as ataca, como se fossem corpos estranhos. Por isso, a necessidade de injeções diárias de insulina, que leva a glicose até às células, permitindo equilíbrio do metabolismo e evitando doenças graves no futuro.

Para lembrar da importância do trabalho desenvolvido pelo ICD, a  Delegada Nadine citou também  os números da doença na população. São 500 milhões de adultos em todo mundo, 62 milhões nas Américas. Por ser silenciosa, ela pode atingir 40% a  mais de pessoas. No caso do estado, a estimativa é de que cerca de nove mil pessoas convivem com a doença crônica.  

Para concluir,  ela agradeceu o trabalho do Instituto. “Ao ICD nosso aplauso e gratidão, por transformar vidas com amor e gratidão”, completou.

No dia 12 de novembro acontece a tradicional corrida para vencer diabetes, na capital, promovida pela instituição. Ainda durante o grande expediente, o deputado Airton Artus(PDT) se manifestou nos apartes.

Participaram como convidados, o presidente  do ICD, Balduíno Tschiedel , integrantes da diretoria, e  o presidente  do Hospital Conceição, Gilberto Barichello.

 

Comentários