Contexto - Neivo A T Fabris *

Preservação do Patrimônio Histórico -
O número de ofertas de imóveis no centro de Getúlio Vargas pode ser contado nos dedos das mãos. Na Avenida Severiano de Almeida novas construções estão em andamento. O imóvel que até a década de oitenta do século passado abrigava a loja de calçados e a residência da família Cesco esta em fase de demolição e dará lugar a um novo edifício. O mesmo deverá ocorrer no imóvel situado entre o Hotel Belé e a Loja Benoit, no mesmo logradouro.

I I
Na última década, diversos imóveis construídos nos anos iniciais da Colônia Erechim foram demolidos. Outros como a residência em estilo Neoclássico localizado no número 406 da Rua Jacob Gremmelmaier vem sendo preservado com esmero. A iniciativa do vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias, que deverá solicitar ao governo municipal o tombamento de uma luminária localizada na Rua Senador Salgado Filho, trouxe a tona a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural.

I I I
Cumprindo o que determina a Constituição Federal de 1988, a Câmara Municipal de Getúlio Vargas aprovou e o chefe do executivo sancionou em 12 de novembro de 2002 a Lei Nº 3.164. O seu artigo 1º estabelece: “Constitui patrimônio histórico, artístico e cultural o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no Município e cuja preservação e conservação sejam de interesse público...”.

I V

O “Tombamento” pode ser aplicado a bens móveis e imóveis, fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, e outros. Cabe somente a bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva. Pelo menos três pedidos de “tombamento” foram solicitados desde que a Lei 3.164 entrou em vigor: dos prédios da antiga Cervejaria Bramatti e das fachadas do Clube Aliança e do Cine Teatro Vera Cruz.

V
“A cidade como espaço de turismo: uma visão arquitetônica” foi o tema de um curso promovido pela Faculdade Ideau em maio de 2009. Na oportunidade, os palestrantes, muitos dos quais professores do curso de Arquitetura da UPF, falaram acerca da importância da preservação. Durante passeio pelas ruas centrais de Getúlio Vargas ficaram impressionados com a diversidade de estilos arquitetônicos de casas, prédios e Igrejas e sugeriram a realização de um inventário. O momento é oportuno para ampliar o debate, envolvendo os diferentes segmentos da comunidade.

Curtas:
# Durante sessão da Câmara de Getúlio Vargas na noite de quinta-feira (24) o vereador Aquiles Pessoa da Silva (PP) apresentou indicação ao executivo.
# O integrante da base governista propôs a criação de Projeto e Comissão para definir a destinação de recursos não utilizados durante o ano pelo legislativo para a reforma e construção de moradias nos bairros carentes.
# Já o vereador Flávio Jorge Dalla Costa (PMDB) quer informações da administração sobre a construção do complexo hoteleiro em imóvel doado com encargos para a empresa Getúlio Vargas, Hotéis, Viagens e Turismo Ltda.
# Os dirigentes do PMDB de Getúlio Vargas realizaram na noite de terça-feira (22) uma plenária objetivando as eleições de 2012.
# A possibilidade de uma coligação com o PT, abordado neste espaço na semana passada, constou na pauta do encontro.
# O presidente da executiva revelou no dia seguinte a este escriba que não há qualquer possibilidade de uma aliança com o partido da estrelinha vermelha.
# E ainda, que o candidato da sigla ao governo municipal deverá ser a exemplo de 2008 Osvaldo Antunes de Oliveira Filho.
# Durante a conversa Ivanir Pereira lembrou que o PMDB realizou em 1996 coligação com o PT, indicando Sandro Tonial como candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Elton Scapini.
# Além da derrota na majoritária o PMDB não elegeu nenhum vereador naquela ocasião.
# A mais recente coligação ocorreu em 2004, e a exemplo da eleição relatada acima, o PMDB indicou Flávio Dalla Costa como vice de Natalício Botolli (PP).

Comentários