Sutraf - Agricultores fecham BR 153 e continuam mobilizados nesta sexta

Manifestantes trancaram a BR 153, próximo a ponte do Estreito, por meia hora, na manhã desta quinta-feira

Os agricultores familiares estão desde a manhã desta quinta-feira (25) mobilizados na BR 153, próximo à ponte do Estreito, que liga o Rio Grande do Sul a Santa Catarina. A manifestação faz parte da Jornada Nacional de Luta, que está ocorrendo em Brasília, desde o dia 21. O intuito é pressionar o Governo Federal a renegociar as dívidas.

Nesta quinta-feira, por volta das 11 horas, os agricultores montaram acampamento e trancaram o acesso à ponte por meia hora. Os agricultores aguardam o desfecho de uma audiência que acontece nesta sexta-feira (26), no Palácio do Planalto com a presença do Ministro Gilberto Carvalho, representante do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e representante do Ministério da Fazenda. Concomitantemente, os agricultores da região acampados realizam uma caminhada a partir das 10 horas da manhã para encontrar os demais manifestantes na ponte do Estreito e aguardar o final da audiência. A expectativa é de que a posição do governo seja favorável aos agricultores familiares.

De acordo com o coordenador geral do Sutraf, Ari Pertuzatti, “estamos discutindo essa pauta desde o mês de abril e esperamos que ela seja aprovada.”

O movimento é organizado pela Fetraf e a Via Campesina.

Reivindicações:

a) Anistia do Crédito Emergencial;

b) Bônus de adimplência de R$ 12 mil por família, divididos em dois casos:

1. Os inadimplentes: aplicação do bônus de R$ 12 mil na soma das dívidas e o saldo refinanciado em até 15 anos.

2. Os que estão com as parcelas em dia: o bônus deverá ser dividido e descontado nas parcelas futuras (restantes)

Comentários