Acidente na Perimetral envolve carreta carregada com gás


Uma carreta carregada com gás veicular natural (GNV) saiu da pista, por volta de 5h30, na ERS 324, próximo à Vila Jardim, em Passo Fundo. O veículo chegou a atingir duas casas às margens da rodovia. As famílias precisaram ser retiradas do local. No momento, equipes da Polícia Rodoviária Estadual, Batalhão Ambiental da Brigada Miliata, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros estão no local orientando as pessoas e desviando o fluxo de veículos. O trecho da rorovia está trancado até que o caminhão seja retirado. A carreta está carregada com 80 cilindros de GNV e só será retirada do local após a chegada de técnicos da Fepam que se deslocam de Porto Alegre. O motorista teve apenas escoriações leves e foi encaminhado ao hospital. Nenhum morador das residências atingidas se feriu.
Situação controlada
A química responsável pela carga Raquel Sotile Gaspodini está no local do acidente para auxiliar a equipe na decisão sobre a melhor forma de se retirar o veículo do local. De acordo com ela a carga é composta por GNV e as condições climáticas são favoráveis, com céu claro e bastante vento, o que ajudou a dissipar o gás que vazou, segundo ela em quantidade mínima. “Nesse momento ele não representa risco, se não for inalado muito próximo da fonte, também não há vazamentos”, ressalta.
Os 80 cilindros do caminhão são interligados e possuem válvulas de segurança para evitar que grandes vazamentos ocorram. Em caso de rompimento de algum vaso ou cilindro no momento da retirada do caminhão, as válvulas imediatamente trancarão os outros cilindros.
Raquel destaca ainda que todas as medidas de segurança foram tomadas para evitar qualquer risco de explosão. No momento da retirada do caminhão, por uma equipe que se desloca de Porto Alegre, a RGE irá cortar o abastecimento de energia elétrica na região. A carga seria entregue em um posto de combustíveis de Passo Fundo.
Fonte: O Nacional
Foto: Leonardo Andreoli/ON

Comentários