Cervejaria poderá ser instalada em Getúlio Vargas


O mestre cervejeiro Miguel Antônio Negretto apresentou na noite de terça-feira (8) projeto para instalação de uma indústria em escala comercial. Diretores e acionistas da empresa Getúlio Vargas Empreendimentos Turísticos, que encomendou o estudo, participaram da reunião de trabalho realizado no auditório José V. Predebon, da ACCIAS.
         Antes de apresentar o que chamou de um anteprojeto, Negretto fez uma análise do mercado brasileiro de cervejas, classificando como promissor, afirmando que “fazer cerveja é simples, o desafio é vender”. Fez um comparativo entre a produção de cervejas no passado e na atualidade, e através de gráficos, plantas e fotos, detalhou os diferentes setores da indústria, citando em cada uma delas as máquinas e equipamentos, fornecedores nacionais e estrangeiros, e o montante dos investimentos.
         Atendendo solicitação do engenheiro Arlei José Karpinski, recém eleito presidente do conselho de administração, o estudo levou em conta a necessidade de um diminuto número de funcionários. A produção inicial, trabalhando em um turno, seria de 150 mil caixas/mês de garrafas de 600 ml. O estudo também prevê o engarrafamento de long neck, litro e latas. O orçamento total da planta industrial é de aproximadamente R$ 45 milhões.
         O empresário Gilberto Bernardon, ex. presidente do Conselho de Administração da Getúlio Vargas Empreendimentos Turísticos S.A., falou sobre a qualidade e abundância da água. A estratégia para captação de recursos junto ao BNDS, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e de instituições governamentais do RS, foram apresentadas por Arlei Karpinski. Ele reiterou ainda acerca da busca de parcerias e da venda de ações.
         Natural de Getúlio Vargas, Miguel Antônio Negretto é proprietário da Cervejaria Artesanal Meia Praia, em Itapema (SC). O título de mestre cervejeiro foi obtido na Universidade Técnica de Berlin. Ingressou na Cervejaria Serramalte no ano de 1968, trabalhando até 1980.. Nos 18 anos seguintes foi o mestre cervejeiro e diretor industrial da Antártica, e em 1989 deixou Getúlio Vargas para projetar e montar a Cervejaria Schincariol, em Itu (SP). Seu currículo ainda registra a instalação de outras plantas industriais e consultorias. 

Comentários

  1. Desejamos sucesso ao empreendimento! Parabéns aos empreendedores pela brilhante iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Sou natural de Getúlio Vargas mas moro em Caxias do Sul a 23 anos, seria muito bom para o município ter novamente uma cervejaria, me lembro daqueles tempos em que havia até certo congestionamento de carretas esperando para carregar na Antártica, bons tempos aqueles, a economia de certa forma girava em torno da cervejaria. Desejo secesso neste projeto audacioso, mas que com certeza trará bons frutos ao município e ao seu maior patrimônio, o cidadão getuliense.
    Evandro Sidnei da Silva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leões Dourados quer resgatar a cultura carnavalesca em Getúlio Vargas