Sessão Solene resgata trajetória dos 15 anos do Grupo Sementes Estrela


Para lembrar os 15 anos de trabalho e dedicação do Grupo Sementes Estrela para o desenvolvimento e aprimoramento da agricultura e economia de Erechim e região do Alto Uruguai, o Poder Legislativo de Erechim, através da proposição do vereador vice-presidente, Cezar Caldart (PR), também propositor, realizou na noite da última segunda, 21, a Sessão Solene que foi premiada através do resgate histórico, das homenagens e da presença do grupo musical Os Mocarcas, que selou o ato com chave de ouro para todos os presentes.
Em sua manifestação, Caldart destacou o início da empresa no ano de 1997 pelo engenheiro civil Efraim Fischmann e que, ao completar 15 anos leva tecnologia e produtividade ao campo e ganha o mercado nacional através das suas sementes de qualidade. “Começaram a germinar quando o município recebeu os seus primeiros desbravadores”.
Resgatou o trabalho das famílias que por aqui aportaram para fazer sua história, em especial Efraim e Helena Fischmann, pais de Guidálio e avós de Efraim, que herdou do avô paterno o nome. “A entrada do jovem Efraim vem dinamizar o atendimento às necessidades do mercado, buscar novas tecnologias e melhorar a estrutura produtiva, apostando sempre na diversificação de cultivares. Nascia a Sementes Estrela”.
Um dos fatores da criação da nova empresa foi uma nova legislação de 1995, que é a Lei de Proteção de Cultivares, que impôs franquias para a produção de sementes. Foram feitas franquias, na época, com a Embrapa, Coodatec e outras. “Era preciso implantar um processo profissionalizado e o produtor precisava constituir uma empresa para a produção de sementes. A Sementes Estrela, que tem em seu slogan “O Seu Parceiro Forte”, também nasceu de uma parceria com outra empresa, a Agros, de Adalberto Coimbra, que contava com uma equipe de agrônomos e um grupo de produtores a quem prestava consultoria, inclusive na Granja de seu Guidálio Fischmann”.
Para aumentar o volume de sementes recebido, a empresa começa a ter cooperados que multiplicam as sementes, um trabalho também realizado em parceria com a Agros. Até então, eram utilizadas somente sementes da granja que eram processadas e vendidas. Hoje são 34 cooperados, excelentes produtores da região do Alto Uruguai e Paraná. “Tudo isso era novidade para a região, trabalho com cooperados, as franquias com empresas multinacionais e nacionais, que dão permissão para produzir produto da sua genética. Ou seja, a empresa vem produzindo, multiplicando e comercializando o que há de melhor em tecnologia de sementes certificadas de trigo e soja obtidas das principais empresas multinacionais as quais estão na vanguarda mundial da biotecnologia”.
Outra inovação, em 1998, foi os Dias de Campo onde são apresentadas as novas cultivares, o incentivo ao uso das sementes oficiais que resulta em utilização de tecnologia e aumento da produtividade.
Hoje, atuando nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, a Sementes Estela é referência no mercado de produção de sementes.
“Nesta data não podemos deixar de ressaltar a importância do patriarca, Guidálio Fischmann e da matriarca, Clarícia Fischmann como os lançadores das sementes desta empresa. Esta é uma empresa que deve ser reconhecida não somente em Erechim, mas no Estado e na União, pela sua atividade e pelo que representa para a Nação, pois é uma grande fomentadora da produção de alimentos”, destacou Caldart.
“Uma empresa com espírito inovador, com ousadia e capacidade de enxergar tendências. O seu objetivo sempre foi o desenvolvimento regional, cuidadosamente estudado. Inovar é partir para algo necessário e muitas vezes desconhecido. Para inovar tem que sonhar grande e levar todos os seus colaboradores a pensar grande. Como uma equipe. A grande família Sementes Estrela. Como nós, esta organização também é um agente de transformação e vem assumindo novos papéis a cada dia”.
Em sua manifestação em nome da empresa, após receber a Menção Honrosa para a Sementes Estrela e o casal Guidálio e Claricia receberem o Troféu Castelinho pelo pioneirismo, Efraim Fischmann destacou a felicidade de estarem comemorando uma data especial. “O nosso crescimento sempre foi pautado pelo empreendedorismo, inovação, ética e um profundo senso de responsabilidade social, respeitando os recursos naturais e preservando o meio ambiente”.
“Chegamos ao nosso 15 aniversário entre as três maiores empresas de sementes do Rio Grande do Sul, atendendo a demanda não somente do Estado, mas também exportando para todo o Brasil. A semente é, para a agricultura, hoje, o principal insumo de transformação, inclusive com o advento da biotecnologia. É a via mais rápida de aumento da produtividade, reduzindo custos e diminuindo o impacto ambiental. Sua matéria-prima é obtida com criteriosa escolha de campos destinados à produção, junto aos melhores produtores da região”.
“Tudo inicia com a boa semente, certificada, que transporta com garantia e segurança a carga genética indispensável para o sucesso da atividade agrícola. Conseguimos unir a semente e a tecnologia com a assistência técnica, fazendo evoluir muito a média histórica de produtividade. Com isso, também conseguimos atingir o pequeno e o médio produtor, fazendo com que eles entrem na cadeia do consumo, obtida através de bons resultados na lavoura. Acessando a melhor tecnologia disponível no mundo, conseguimos diminuir as diferenças entre pequenos e grandes produtores”, finalizou. 

Comentários