Abaixo de Zero



A instalação de uma estação meteorológica da Epagri/Ciram no ponto mais alto da fazenda onde se localiza a sede da vinícola Villaggio Grando no município de Água Doce - meio-oeste catarinense -, pode confirmar as suspeitas de que a região é capaz de registrar as temperaturas mais frias do país.
Com a capacidade de aferir registros oficiais, agora será possível confrontar as medições de temperatura do local com outras regiões catarinenses como Urubici, São Joaquim e Urupema que atraem muitos turistas por conta das temperaturas negativas em alguns dias do inverno, que são registradas por equipamentos similares.
A ideia de que o monte Belvedere, o ponto mais alto do município de Água Doce, pode superar os atuais registros oficiais das temperaturas mais baixas do país é atestada pelos dados da própria Epagri/Ciram ao longo de sua história, onde a cidade vizinha de Caçador aparece como detentora da temperatura mais fria já registrada em território brasileiro, com -14 graus no 11 de junho de 1952 - um recorde histórico.
Instalada desde o ano passado, mas colocada em pleno funcionamento há pouco tempo, a nova estação meteorológica está localizada a 1329 metros de altitude e pode ser visitada por pessoas interessadas em conhecer de perto a vinícola especializada em vinhos finos de altitude.
Com um vigoroso inverno e o clima bem definido para cada estação do ano, a amplitude térmica e o solo rochoso garantem potencial único para produção de uvas viníferas de excelente qualidade equilíbrio e maturação.
Batizada de Epagri/Ciram/Villaggio Grando a estação irá monitorar, além da temperatura, a umidade do ar, velocidade dos ventos e as precipitações, além de tornar-se um local com alto potencial turístico para a região. Os novos recordes virão e parecem ser apenas uma questão de tempo nos próximos invernos.
Localizada no município de Água Doce, nos campos de altitude de Santa Catarina, a vinícola Villaggio Grando reúne características singulares de solo e clima, próprios para o desenvolvimento de seus vinhedos. São 42 hectares e 13 variedades de uvas, cultivadas em harmonia com à natureza, para a produção de vinhos tintos, brancos, rosé e espumantes em tiragens limitadas, que traduzem o terroir autêntico de umas das regiões mais frias do país.

Comentários