Expoagas 2012 destaca novos segmentos e projeta R$ 280 milhões em negócios
O Centro de Eventos da Fiergs, em
Porto Alegre, será o palco do principal encontro de negócios, qualificação e
lançamento de produtos, equipamentos e serviços para o setor supermercadista do
Cone Sul. Em sua 31ª edição, a Convenção
Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2012 deverá congregar pelo menos 38 mil
empresários, colaboradores, compradores, profissionais de vendas e distribuidores
dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e
23 de agosto, em uma programação que incluirá palestras, seminários, debates e,
sobretudo, a Feira de negócios.
Para o presidente da Associação Gaúcha
de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, este será o ano da consolidação da
Feira como um encontro plurissetorial, com atrativos não apenas para
supermercados, como também para segmentos como padarias, açougues, lojas de
conveniência, restaurantes, hotéis, bazares, hospitais, farmácias, lojas de R$
1,99, agropecuárias e outras empresas de comércio. “No ano passado, os
supermercadistas representaram 80,5% dos varejistas visitantes, e este número
deverá ser diluído pela ampliação dos atrativos e de segmentos interessados na Feira”,
projeta o dirigente. Pensando nestes novos nichos, a entidade garantiu
inscrições gratuitas, até o dia 10 de agosto, para profissionais de todos os
setores do varejo. “Nosso objetivo é oportunizar, à pequena e média indústria
gaúcha, a possibilidade de apresentar seus produtos para todos os segmentos
compradores e ampliar seu leque de atuação. É uma nova realidade para a
Expoagas”, define Longo.
Volume de negócios
deverá ser recorde – As
projeções da Agas apontam para um total de pelo menos R$ 280 milhões em negócios
concretizados junto aos expositores durante os três dias. O número é 2%
superior ao dado registrado na edição passada. “A Expoagas é um tradicional
termômetro de vendas para o setor. É a oportunidade para o varejo conhecer
novas tendências, adquirir novos produtos e preparar os estoques para o melhor
período de vendas do ano, o segundo semestre”, descreve o presidente da
Associação.
Neste ano, 340 expositores de produtos, equipamentos e serviços levarão à Expoagas 2012 preços especiais, atrativos
promocionais e lançamentos que, duas semanas após o encerramento da Feira,
chegarão às mesas dos consumidores. O presidente da Agas comemora uma renovação
de 22,8% nos expositores, o que
possibilitará que novas empresas exponham sua marca e seus produtos no evento.
“É o número que consideramos ideal, já que esta renovação se dá particularmente
entre as pequenas empresas. No ano passado, 13,3% dos negócios dos expositores
foram fechados com empresas de outros estados brasileiros e 9,17% junto a
companhias de outros países”, lembra Longo.
Entre as empresas presentes nos
estandes, a maioria, mais uma vez, será de companhias gaúchas, que somam 75% do
total. Representantes de São Paulo (14%), do Paraná (4%) e de Santa Catarina
(4%) completam o rol dos principais pontos de origem dos expositores. Para dar
oportunidade aos pequenos fornecedores, a Agas disponibilizou uma área com
estandes pré-formatados com 4 e 9 metros quadrados, que demandam baixo
investimento.
De pet à construção
civil, novos segmentos ganham força – Historicamente
marcada pela participação majoritária de empresas dos ramos de bebidas,
alimentício e de limpeza, a Expoagas
reflete cada vez mais a diversificação do mix de produtos dos supermercados
gaúchos. “Hoje, o supermercado é um grande centro de compras e de conveniência,
e justamente por isso muitos minimercados já vendem mais recargas para celular
do que o tradicional pão francês”, alerta Longo.
Na Feira, esta mudança fica evidente.
Quatro novos segmentos estarão representados entre os expositores (franquias,
construção civil, aromatizantes e segurança), e dezenas de outros setores
ganharão mais espaço nos estandes em relação às edições anteriores. São os
casos dos segmentos pet/animal, automotivo, de equipamentos, de frutas secas e
de importados. Outro setor em expansão é o de cartões, que reflete a migração
crescente dos consumidores para os meios eletrônicos de pagamento. “Atualmente,
59,2% das compras efetuadas nos caixas de
supermercados já são feitas por cartões de crédito e de débito e outros meios
eletrônicos”, frisa Longo. Mas o maior destaque em crescimento
de participação nos estandes é o segmento de higiene, beleza e cuidados
pessoais, alavancado pela participação cada vez maior das mulheres no mercado
de trabalho e pelos hábitos de consumo da Região Sul. “Os gaúchos são os
consumidores mais preocupados com seu bem-estar e cuidados pessoais”, aposta
Longo. “Neste segmento, assim como em diversos outros, a Expoagas 2012 irá proporcionar que pequenas indústrias gaúchas
disputem a atenção de clientes de todo o Brasil com empresas multinacionais”,
conclui o presidente.
Agricultura
familiar – A Agas
cedeu o espaço de sua escola móvel, que estará estacionada em frente à porta de
entrada da Feira, para que o Ministério do Desenvolvimento Agrário receba os varejistas
visitantes e estimule negociações junto à agricultura familiar gaúcha. “É um
primeiro passo que damos para que, em breve, possamos ampliar o número de
expositores com produtos originários da agricultura familiar do Estado”,
destaca o presidente da Associação.
Sorteio entre os
compradores – Além
das diversas ações promocionais a serem deflagradas pelos expositores, a Agas
vai sortear um automóvel zero quilômetro, ao final do terceiro dia de Feira,
entre os compradores que tiverem feito pedidos de no mínimo R$ 1 mil aos
expositores participantes.
A
Associação Gaúcha de Supermercados espera receber, durante os três dias do
evento, pelo menos 85 caravanas com supermercadistas vindas do interior do
Estado, que terão metade do seu custo subsidiada pela Agas.
Os números de 2011 – No ano passado, a Feira recebeu 38,3
mil visitantes, sendo 83,8% deles representantes de 4322 empresas varejistas
diferentes. O total de negócios movimentado nos três dias foi de R$ 274,6
milhões, uma venda média de R$ 822,2 mil por empresa expositora.
Convenção aposta
em nomes experientes – Paralelamente à Feira de negócios, a Agas realizará as palestras e
seminários da 31ª Convenção Gaúcha de
Supermercados. A grande novidade da programação será o debate sobre gestão
e empreendedorismo promovido pelo Agas
Jovem, às 15 horas do dia 22 de agosto, no Teatro do Sesi, com as presenças
dos empresários Clovis Tramontina (Tramontina S/A), Eduardo Sirotsky Melzer
(Grupo RBS), José Galló (Lojas Renner) e Ricardo Vontobel (Vonpar S/A), sob o
comando do jornalista Tulio Milman. O evento será precedido de um pocket show
com o publicitário Dado Schneider abordando o tema “Reaprendendo a trabalhar”,
e marcará o anúncio oficial da santanense Caroline Righi como a primeira mulher
a presidir o departamento jovem, com gestão prevista para o biênio 2013/14. “Certamente
é o maior evento da história do Agas Jovem, que receberá sucessores e
empreendedores de todos os segmentos e será relevante a participantes de todas
as idades”, projeta o atual presidente do grupo, Tiago Zaffari.
As palestras magnas, realizadas sempre pela manhã no Teatro do
Sesi, terão conferencistas de renome como o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor
(dia 21), o consultor César Sousa e o ilusionista e hipnotizador Rafael
Baltresca (dia 22) e o ex-comandante do Bope Paulo Storani e o palestrante e
motivador Clóvis Tavares (dia 23). Ainda na tarde do dia 21 de agosto, às 16
horas, o Agas Mulher reunirá pelo
menos 500 empresárias e colaboradoras de supermercados e da indústria para a
programação exclusivamente feminina, que neste ano será conduzida pela
conferencista Dulce Magalhães, com o tema “Mulher: substantivo feminino”.
A
programação será complementada pela agenda do Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT), que vai receber palestras
e seminários técnicos sobre temas relacionados às atividades
operacionais e de gestão de supermercados e indústrias, como recursos humanos,
debates jurídicos, gerenciamento de categorias, rastreabilidade, gestão de
riscos e otimização da seção de perecíveis. Os encontros serão sempre à tarde.
O grande destaque do espaço será o seminário sobre “Logística
reversa”, às 14 horas de 22 de agosto, quando especialistas, representantes do
poder público, membros de órgãos de defesa do consumidor, supermercadistas e
profissionais da indústria debaterão as exigências do Plano Nacional de
Resíduos Sólidos e as responsabilidades de cada segmento da sociedade na gestão
destes resíduos. O evento terá a mediação do biólogo Jackson Müller. Outra
atração em evidência será o seminário de gestão de recursos humanos sobre o Apagão da mão de obra qualificada, às 14
horas do dia 21 de agosto, que terá as presenças da psicopedagoga Lísia
Strüssmann e do gerente da Fundação Abras – Associação Brasileira de
Supermercados, Marcos Manéa.
Comentários
Postar um comentário