Expoagas 2012 destaca novos segmentos e projeta R$ 280 milhões em negócios


O Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, será o palco do principal encontro de negócios, qualificação e lançamento de produtos, equipamentos e serviços para o setor supermercadista do Cone Sul. Em sua 31ª edição, a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2012 deverá congregar pelo menos 38 mil empresários, colaboradores, compradores, profissionais de vendas e distribuidores dos 27 estados brasileiros e de pelo menos outros oito países nos dias 21, 22 e 23 de agosto, em uma programação que incluirá palestras, seminários, debates e, sobretudo, a Feira de negócios.

Para o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, este será o ano da consolidação da Feira como um encontro plurissetorial, com atrativos não apenas para supermercados, como também para segmentos como padarias, açougues, lojas de conveniência, restaurantes, hotéis, bazares, hospitais, farmácias, lojas de R$ 1,99, agropecuárias e outras empresas de comércio. “No ano passado, os supermercadistas representaram 80,5% dos varejistas visitantes, e este número deverá ser diluído pela ampliação dos atrativos e de segmentos interessados na Feira”, projeta o dirigente. Pensando nestes novos nichos, a entidade garantiu inscrições gratuitas, até o dia 10 de agosto, para profissionais de todos os setores do varejo. “Nosso objetivo é oportunizar, à pequena e média indústria gaúcha, a possibilidade de apresentar seus produtos para todos os segmentos compradores e ampliar seu leque de atuação. É uma nova realidade para a Expoagas”, define Longo.

Volume de negócios deverá ser recorde – As projeções da Agas apontam para um total de pelo menos R$ 280 milhões em negócios concretizados junto aos expositores durante os três dias. O número é 2% superior ao dado registrado na edição passada. “A Expoagas é um tradicional termômetro de vendas para o setor. É a oportunidade para o varejo conhecer novas tendências, adquirir novos produtos e preparar os estoques para o melhor período de vendas do ano, o segundo semestre”, descreve o presidente da Associação.

Neste ano, 340 expositores de produtos, equipamentos e serviços levarão à Expoagas 2012 preços especiais, atrativos promocionais e lançamentos que, duas semanas após o encerramento da Feira, chegarão às mesas dos consumidores. O presidente da Agas comemora uma renovação de 22,8% nos expositores, o que possibilitará que novas empresas exponham sua marca e seus produtos no evento. “É o número que consideramos ideal, já que esta renovação se dá particularmente entre as pequenas empresas. No ano passado, 13,3% dos negócios dos expositores foram fechados com empresas de outros estados brasileiros e 9,17% junto a companhias de outros países”, lembra Longo.

Entre as empresas presentes nos estandes, a maioria, mais uma vez, será de companhias gaúchas, que somam 75% do total. Representantes de São Paulo (14%), do Paraná (4%) e de Santa Catarina (4%) completam o rol dos principais pontos de origem dos expositores. Para dar oportunidade aos pequenos fornecedores, a Agas disponibilizou uma área com estandes pré-formatados com 4 e 9 metros quadrados, que demandam baixo investimento.

De pet à construção civil, novos segmentos ganham força – Historicamente marcada pela participação majoritária de empresas dos ramos de bebidas, alimentício e de limpeza, a Expoagas reflete cada vez mais a diversificação do mix de produtos dos supermercados gaúchos. “Hoje, o supermercado é um grande centro de compras e de conveniência, e justamente por isso muitos minimercados já vendem mais recargas para celular do que o tradicional pão francês”, alerta Longo.

Na Feira, esta mudança fica evidente. Quatro novos segmentos estarão representados entre os expositores (franquias, construção civil, aromatizantes e segurança), e dezenas de outros setores ganharão mais espaço nos estandes em relação às edições anteriores. São os casos dos segmentos pet/animal, automotivo, de equipamentos, de frutas secas e de importados. Outro setor em expansão é o de cartões, que reflete a migração crescente dos consumidores para os meios eletrônicos de pagamento. “Atualmente, 59,2% das compras efetuadas nos caixas de supermercados já são feitas por cartões de crédito e de débito e outros meios eletrônicos”, frisa Longo. Mas o maior destaque em crescimento de participação nos estandes é o segmento de higiene, beleza e cuidados pessoais, alavancado pela participação cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho e pelos hábitos de consumo da Região Sul. “Os gaúchos são os consumidores mais preocupados com seu bem-estar e cuidados pessoais”, aposta Longo. “Neste segmento, assim como em diversos outros, a Expoagas 2012 irá proporcionar que pequenas indústrias gaúchas disputem a atenção de clientes de todo o Brasil com empresas multinacionais”, conclui o presidente.

Agricultura familiar – A Agas cedeu o espaço de sua escola móvel, que estará estacionada em frente à porta de entrada da Feira, para que o Ministério do Desenvolvimento Agrário receba os varejistas visitantes e estimule negociações junto à agricultura familiar gaúcha. “É um primeiro passo que damos para que, em breve, possamos ampliar o número de expositores com produtos originários da agricultura familiar do Estado”, destaca o presidente da Associação.

Sorteio entre os compradores – Além das diversas ações promocionais a serem deflagradas pelos expositores, a Agas vai sortear um automóvel zero quilômetro, ao final do terceiro dia de Feira, entre os compradores que tiverem feito pedidos de no mínimo R$ 1 mil aos expositores participantes.

A Associação Gaúcha de Supermercados espera receber, durante os três dias do evento, pelo menos 85 caravanas com supermercadistas vindas do interior do Estado, que terão metade do seu custo subsidiada pela Agas.

Os números de 2011 – No ano passado, a Feira recebeu 38,3 mil visitantes, sendo 83,8% deles representantes de 4322 empresas varejistas diferentes. O total de negócios movimentado nos três dias foi de R$ 274,6 milhões, uma venda média de R$ 822,2 mil por empresa expositora.
Convenção aposta em nomes experientes – Paralelamente à Feira de negócios, a Agas realizará as palestras e seminários da 31ª Convenção Gaúcha de Supermercados. A grande novidade da programação será o debate sobre gestão e empreendedorismo promovido pelo Agas Jovem, às 15 horas do dia 22 de agosto, no Teatro do Sesi, com as presenças dos empresários Clovis Tramontina (Tramontina S/A), Eduardo Sirotsky Melzer (Grupo RBS), José Galló (Lojas Renner) e Ricardo Vontobel (Vonpar S/A), sob o comando do jornalista Tulio Milman. O evento será precedido de um pocket show com o publicitário Dado Schneider abordando o tema “Reaprendendo a trabalhar”, e marcará o anúncio oficial da santanense Caroline Righi como a primeira mulher a presidir o departamento jovem, com gestão prevista para o biênio 2013/14. “Certamente é o maior evento da história do Agas Jovem, que receberá sucessores e empreendedores de todos os segmentos e será relevante a participantes de todas as idades”, projeta o atual presidente do grupo, Tiago Zaffari.

As palestras magnas, realizadas sempre pela manhã no Teatro do Sesi, terão conferencistas de renome como o jornalista e cineasta Arnaldo Jabor (dia 21), o consultor César Sousa e o ilusionista e hipnotizador Rafael Baltresca (dia 22) e o ex-comandante do Bope Paulo Storani e o palestrante e motivador Clóvis Tavares (dia 23). Ainda na tarde do dia 21 de agosto, às 16 horas, o Agas Mulher reunirá pelo menos 500 empresárias e colaboradoras de supermercados e da indústria para a programação exclusivamente feminina, que neste ano será conduzida pela conferencista Dulce Magalhães, com o tema “Mulher: substantivo feminino”.

A programação será complementada pela agenda do Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT), que vai receber palestras e seminários técnicos sobre temas relacionados às atividades operacionais e de gestão de supermercados e indústrias, como recursos humanos, debates jurídicos, gerenciamento de categorias, rastreabilidade, gestão de riscos e otimização da seção de perecíveis. Os encontros serão sempre à tarde.

O grande destaque do espaço será o seminário sobre “Logística reversa”, às 14 horas de 22 de agosto, quando especialistas, representantes do poder público, membros de órgãos de defesa do consumidor, supermercadistas e profissionais da indústria debaterão as exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e as responsabilidades de cada segmento da sociedade na gestão destes resíduos. O evento terá a mediação do biólogo Jackson Müller. Outra atração em evidência será o seminário de gestão de recursos humanos sobre o Apagão da mão de obra qualificada, às 14 horas do dia 21 de agosto, que terá as presenças da psicopedagoga Lísia Strüssmann e do gerente da Fundação Abras – Associação Brasileira de Supermercados, Marcos Manéa.


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