Marco Maia e Tortelli marcam audiência com ministro dos Transportes



Estação Marcelino Ramos
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), e o deputado estadual Altemir Tortelli (PT) se reuniram nesta sexta-feira (24) em Canoas para discutir ações para garantir a vinda da Ferrovia Norte-Sul para o Rio Grande do Sul. Durante a conversa agendaram uma audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O encontro ocorre na próxima terça-feira (28), às 16h, em Brasília. O secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, também deve participar.
         Tortelli explica que a proposta é checar a informação de um novo traçado de ferrovia anunciado pela imprensa na última semana, o qual sairia de São Paulo/SP, com passagem por Mafra/SC, Porto Alegre e com destino a Rio Grande. “Também queremos negociar com o Governo Federal a garantia da Norte-Sul com passagem pelo interior gaúcho”, afirma. Segundo o parlamentar, existe um acordo com o três Estado do Sul e traçado pré-definido, que viria de Panorama-SP e entraria no Rio Grande do Sul pela região Norte. “A Norte-Sul é um compromisso assumido pelo Governo Federal. Por isso ficamos surpresos com o anúncio da possibilidade de outro traçado”, salienta. Ainda destaca. “Queremos uma ferrovia que contemple o interior do estado, que descentralize o desenvolvimento. Esse é o perfil da Norte-Sul”.

Ferrovia Norte-Sul

A ferrovia é estratégica para o desenvolvimento gaúcho, pois trata-se de um transporte mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável. “Além disso, as ferrovias mantêm as empresas nas regiões e atraem novos investimentos nos municípios por onde passam os trilhos, e ainda, contribui para a preservação das nossas rodovias. As economias regionais serão potencializadas com geração de emprego e renda”, diz afirma.
         A licitação para o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para conclusão da Ferrovia Norte-Sul encontra-se aberto. Conforme a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, estatal responsável pelo processo, o estudo se dará em 2 trechos: o primeiro entre Panorama-SP a Chapecó/SC, e o segundo entre Chapecó/SC a Rio Grande/SC. A anúncio da empresa responsável pelo estudo deve ocorrer no dia 05 de setembro, conforme descrito no Diário Oficial da União do último dia 17.

Comentários