Marco Maia e Tortelli marcam audiência com ministro dos Transportes



Estação Marcelino Ramos
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), e o deputado estadual Altemir Tortelli (PT) se reuniram nesta sexta-feira (24) em Canoas para discutir ações para garantir a vinda da Ferrovia Norte-Sul para o Rio Grande do Sul. Durante a conversa agendaram uma audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O encontro ocorre na próxima terça-feira (28), às 16h, em Brasília. O secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, também deve participar.
         Tortelli explica que a proposta é checar a informação de um novo traçado de ferrovia anunciado pela imprensa na última semana, o qual sairia de São Paulo/SP, com passagem por Mafra/SC, Porto Alegre e com destino a Rio Grande. “Também queremos negociar com o Governo Federal a garantia da Norte-Sul com passagem pelo interior gaúcho”, afirma. Segundo o parlamentar, existe um acordo com o três Estado do Sul e traçado pré-definido, que viria de Panorama-SP e entraria no Rio Grande do Sul pela região Norte. “A Norte-Sul é um compromisso assumido pelo Governo Federal. Por isso ficamos surpresos com o anúncio da possibilidade de outro traçado”, salienta. Ainda destaca. “Queremos uma ferrovia que contemple o interior do estado, que descentralize o desenvolvimento. Esse é o perfil da Norte-Sul”.

Ferrovia Norte-Sul

A ferrovia é estratégica para o desenvolvimento gaúcho, pois trata-se de um transporte mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável. “Além disso, as ferrovias mantêm as empresas nas regiões e atraem novos investimentos nos municípios por onde passam os trilhos, e ainda, contribui para a preservação das nossas rodovias. As economias regionais serão potencializadas com geração de emprego e renda”, diz afirma.
         A licitação para o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para conclusão da Ferrovia Norte-Sul encontra-se aberto. Conforme a Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, estatal responsável pelo processo, o estudo se dará em 2 trechos: o primeiro entre Panorama-SP a Chapecó/SC, e o segundo entre Chapecó/SC a Rio Grande/SC. A anúncio da empresa responsável pelo estudo deve ocorrer no dia 05 de setembro, conforme descrito no Diário Oficial da União do último dia 17.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

𝐈𝐩𝐢𝐫𝐚𝐧𝐠𝐚 𝐝𝐨 𝐒𝐮𝐥 - 𝐏𝐫𝐞𝐟𝐞𝐢𝐭𝐨 𝐒𝐚𝐧𝐚 𝐝𝐞𝐜𝐫𝐞𝐭𝐚 𝐬𝐢𝐭𝐮𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐦𝐞𝐫𝐠𝐞̂𝐧𝐜𝐢𝐚