UFFS apresenta comissões que trabalharão no projeto pedagógico dos cursos de medicina
A reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
apresentou, ontem (28), as comissões que atuarão no processo de elaboração do
projeto pedagógico dos cursos de Medicina a serem implantados na UFFS em
Chapecó (SC) e em Passo Fundo (RS).
As comissões são constituídas de especialistas nas áreas
de pedagogia e saúde e são compostas por membros da UFFS e da comunidade
externa. A comissão responsável pela elaboração do plano pedagógico para o
curso em Chapecó é presidida pela docente do curso de pedagogia da Instituição,
Solange Maria Alves. Já a comissão que trabalhará no projeto para Passo Fundo é
presidida pela coordenadora do curso de enfermagem da UFFS, professora
Alessandra Regina Muller Germani.
De acordo com o Vice-Reitor, Antonio Andrioli, a
Universidade recebeu comunicação do Ministério da Educação (MEC) solicitando
urgência para envio dos projetos. “O MEC nos deu trinta dias para entregar os
projetos pedagógicos dos cursos. Agora as comissões trabalharão assiduamente na
constituição dessa etapa, pois antes de enviarmos ao Ministério, a nossa
Pró-reitoria de Graduação fará a análise formal do projeto, que,
posteriormente, será apresentado a toda a comunidade, em um seminário em data a
ser definida. Queremos legitimar, através desta apresentação, a participação da
comunidade, pois o curso precisa atender o interesse coletivo”, afirmou.
Ainda segundo Andriolli, as comissões trabalharão de forma
integrada. “Cada uma terá seu próprio cronograma de atividades e reuniões, no
entanto, será apenas um curso de medicina, ofertado em dois locais diferentes,
então precisa haver certa unidade. Além de observar os critérios instituídos
pelo MEC, também devem ser consideradas as diretrizes curriculares da UFFS”,
frisou.
Curso de Medicina
voltado à atenção básica
Conforme a professora Alessandra, o curso de medicina terá
um perfil diferente. “Vamos pensar um projeto pedagógico voltado para a rede de
atenção básica a saúde, pois esse será um curso que formará profissionais que
atuarão nessa área, junto ao Sistema Único de Saúde. Serão futuros
profissionais médicos que atuarão na promoção da saúde pública, no combate às
doenças, mas sem perder de vista a recuperação da saúde”, ressaltou.
O processo de concepção do projeto pedagógico de um curso
não é simples. De acordo com o Instrumento de Autorização para Implantação de
Cursos de Medicina publicado pelo Inep, muitos são os indicadores que precisam
constar no projeto. “Precisamos, entre tantos outros critérios, analisar e
expor no projeto a estrutura física disponível para implantação dos cursos, o
que nos fornecerá a integração com o sistema local e regional de Saúde e SUS,
formalizar uma justificativa contundente, observar os roteiros de planos
pedagógicos da UFFS e do E-Mec, que é o sistema do Ministério, e também
articular, dentro do projeto, ensino, pesquisa e extensão, que devem ser os
pilares do curso”, salientou a presidente da comissão de Chapecó, professora
Solange.
Alessandra ainda destaca que já existem algumas parcerias
firmadas com hospitais e secretarias de saúde para a implantação dos cursos de
medicina. “Em Passo Fundo esta situação já está se desenhando, com alguns
convênios já assinados. Para Chapecó, iremos buscar a ampliação de convênios já
firmados para realização dos estágios do curso de enfermagem e também serão
buscadas parcerias com instituições de saúde e prefeituras do grande Oeste
Catarinense”, disse.
Forma de ingresso
também precisa ser definida
Outro ponto destacado pelo Vice-Reitor é a forma de
ingressos dos alunos. “A intenção do MEC é que no segundo semestre de 2013 já
iniciem as aulas no curso de medicina e, para isso, precisamos também pensar
como se dará o ingresso dos futuros candidatos. Ainda não temos uma sinalização
quanto ao sistema de cotas recentemente divulgado, mas o que sabemos de
concreto é que o curso de medicina, assim como nossas outras graduações, será
voltado para os alunos oriundos do ensino público”, destacou Andriolli.
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