Medicamentos para doença pulmonar estarão no SUS

Pacientes que sofrem com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) passarão a ter acesso a medicamentos para tratar os sintomas da patologia. O Ministério da Saúde vai incorporar ao Sistema Único de Saúde (SUS) os medicamentos budesonida, beclometasona (corticóides inalatórios), fenoterol, sabutamol, formoterol e salmeterol (broncodilatadores). Atualmente, as incorporações já estão disponíveis no SUS para outras finalidades, como tratamento da asma. Agora, eles poderão ser indicados também para a DPOC, que acomete os pulmões e atinge, principalmente, ex-fumantes.
Greve dos bancos não atrapalha o saque dos benefícios
O INSS deposita mais de 29 milhões de benefícios da folha de setembro para os segurados de todos o País até o próximo dia 5 de outubro. A greve dos bancários não vai afetar a liberação do pagamento, pois o segurado tem a opção de utilizar canais alternativos como os caixas eletrônicos e os correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para sacar os benefícios.
Crédito para construção tem juros reduzidos para população de baixa renda
Clientes da Caixa Econômica Federal com renda individual mensal de até R$ 1,6 mil terão redução de juros no cartão Construcard, destinado à aquisição de materiais de construção. Os juros para a população de menor renda serão de 0,9% ao mês mais Taxa Referencial (TR) e prazo de até 72 meses para pagar. As novas condições passam a valer a partir de 1º de outubro.
Pobreza no Brasil caiu em uma década o que era previsto para 25 anos
Em uma década, as linhas de pobreza e extrema pobreza no Brasil se reduziram mais de 55%. Em 2001, população com renda domiciliar per capita abaixo da linha de pobreza era de 24% do total. Em 2011, esse índice chegou a 10,2%. O estudo do Ipea mostra ainda a importância do Programa Bolsa Família, aliado ao aumento do salário mínimo, para a melhoria das condições de vida dos brasileiros menos favorecidos economicamente.
Planejamento autoriza concurso para 61 vagas de nível superior no Ibama
O Ministério do Planejamento autorizou hoje, por intermédio da Portaria nº 459, publicada no Diário Oficial da União, a realização de concurso público para o provimento de 61 cargos de analista administrativo da carreira de Especialista em Meio Ambiente. A remuneração inicial para o cargo, que exige escolaridade de nível superior, é de R$ 5.137,24. Todas as vagas autorizadas são destinadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Unidades podem comprar insumos por meio de pregões eletrônicos
Hospitais-escola federais podem adquirir insumos médico-hospitalares por meio de pregões eletrônicos lançados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação. Três editais, publicados nos dias 21 e 24 de setembro, abrangem 293 itens para compra. Há ainda um quarto edital, para a aquisição de 286 tipos de medicamentos destinados ao Hospital Universitário do Piauí, que iniciará as atividades ainda este semestre.

Comentários