Contexto - Neivo A T Fabris


Eleição “fora de época”
As seis últimas páginas do Anuário Erechim Polo do Alto Uruguai Gaúcho provocou efeito devastador na trajetória política do prefeito e da vice-prefeita de Erechim. Reeleitos em sete de outubro com 36.542 votos, mais de 60% dos válidos, Paulo Alfredo Polis (PT) e Ana Oliveira (PMDB) não foram diplomados na última quarta-feira (19). O anuário da Editora Bota Amarela foi distribuído após a data limite estupulada pela Justiça Eleitoral. Com o título “Buscando recursos, construindo resultados”, publicado na página 178, o prefeito apresentou uma síntese das realizações entre 2009 e 2012.
I I
A “dor” ao não receber o diploma da vitória, foi registrada por Polis na sua conta do Twitter no dia em que ocorreu a diplomação dos eleitos na 20ª Zona Eleitoral. Em que pese o recurso especial com pedido de efeitos suspensivos junto ao Tribunal Superior Eleitoral é tida como certo o pleito suplementar na Capital do Alto Uruguai no dia 3 de março. A oposição está na busca de nomes e o ex. prefeito Luiz Francisco Schmidt (ex. PDT hoje no DEM) é cogitado. O PT, PMDB e partidos coligados deverão apresentar a candidatura do vereador Anacleto Zanella (PT).
I I I
Diferentemente das campanhas convencionais, quando os candidatos a vereador reforçam a da majoritária, os pleitos suplementar não terão o vigor habitual. Sem os programas eleitorais de rádio e televisão, restarão aos candidatos os comícios e o corpo-a-corpo. De igual modo o serviço de carro de som que deverá ser intenso, para o desespero da comunidade. Prever o resultado de qualquer eleição antes do registro oficial dos candidatos junto ao TRE é um exercício de futurologia. No caso de Erechim, os candidatos de Polis e Ana iniciam a campanha como favoritos.
Curtas:
# Do prefeito Pedro Paulo Prezzotto (DEM), reeleito para um segundo mandato, nem um pio sobre a futura equipe de governo.
# É tida como certa a saída do ex. prefeito Darcy José Peruzzollo (PP) da chefia de gabinete que deverá ser coupada pelo vereador Vilmar José Soccol (PTB).
# O empresário Sérgio Lima, ex. presidente da CDL e presidente do Tênis Clube Getuliense, esta cotado para a Secretaria de Obras.
# Com a diplomação dos seis prefeitos e vice-prefeitos, e dos 54 vereadores, eleitos e reeleitos na 70ª Zona, resta agora à posse oficial no dia 1º de janeiro.
# Já estão sendo distribuídos os convites para a instalação da 12ª legislatura do município de Sertão que será realizada às 10 horas, no Centro Cultural 5 de Novembro.
# O convite é assinado por Marcelo D’Agostini (PP) e Adelar Mosi Antunes, que serão empossados prefeito e vice-prefeito de Sertão, respectivamente.
# Também está sendo entregue os convites assinados pelo vereador Elói Nardi (PP) para a sessão solene de posse que será realizada às 10 horas na Câmara Municipal de Getúlio Vargas.
# A bancada governista continuará com maioria, formada por quatro vereadores progressistas e um petebista.
# Já a oposição, que deverá fiscalizar o governo Prezzotto/Soligo, subirá dos atuais três para quatro, sendo apenas um do partido da estrelinha vermelha.
# Os vereadores Aquiles Pessoa da Silva (PP), Elgido Pasa (PP) e Vilmar Soccol (PTB) serão empossados no legislativo no dia 1º para logo depois se licenciar e assumir cargos no executivo.
# Na sessão de posse será eleita a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores que será presidida no primeiro ano da legislatura por Dinarte Farias (PP) ou Daniel Fernandez (PP).
# Como o professor Daniel assume a titularidade pela primeira vez no legislativo de Getúlio Vargas é provável o vereador Dinarte seja eleito o presidente da mesa diretora.
# A equipe do novo governo do município de Estação deve iniciar os trabalhos no primeiro dia útil de janeiro incompleta.
# Nas últimas semanas o prefeito eleito e atual vice-prefeito de Estação Geverson Zimmermann (PSDB) esteve envolvido no processo de transição.
# Zimmermann e seu vice, o médico Daniel José Caramori (PP), não estão com pressa para finalizar a escolha do secretariado.
# A qualificação para o cargo tem sido o norte na formação da equipe dos futuros gestores que conhecem bem a máquina pública.
Dito & Feito: O vereador Irineu Queiroz (PT), que disputou o governo do município de Getúlio Vargas, encerra no dia 31 de dezembro seu mandato. Nas eleições de 2004 e 2008 foi o candidato mais votado do PT ao legislativo. Entre 2005 e 2008 permaneceu como titular da Secretaria Municipal da Saúde, e nos primeiros anos da atual legislatura, ocupou importante cargo na Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Segurança Alimentar de Erechim.

Comentários