Governo do Estado lança núcleo do Projeto Extensão Produtiva e Inovação na região Norte


Será lançado nesta quinta-feira (14) o núcleo Norte do Projeto Extensão Produtiva e Inovação. Enquadrado como estratégico pelo Governo do Estado, o Projeto coordenado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), braço executivo da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), oferece gratuitamente técnicos especializados para diagnosticar e implantar soluções em gestão, processos e produto em empresas de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
O lançamento ocorre a partir das 14h, no campus da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) em Erechim (Av. Sete de Setembro, 1.621). Estarão presentes no Fórum Participativo de lançamento do núcleo o diretor de Produção e Inovação da AGDI, Sergio Kapron, o diretor-adjunto Natanael Mücke, o vice-presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Norte, Gilberto Tonello, e o coordenador do núcleo, Darci Kuaiwinski. Também estão convidados prefeitos e secretários municipais, empresários e representantes de entidades de classe.
Com sede em Erechim, o Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) da Região Norte tem como meta atender a 100 empresas da região neste ano. Os extensionistas – como são chamados os profissionais que realizam o atendimento – identificam as principais necessidades das firmas e propõem melhorias. Num segundo momento, auxiliam na idealização e implantação de iniciativas inovadoras.
O NEPI é resultado de um convênio firmado entre a AGDI e a URI Erechim, pelo qual o Estado repassa R$ 403 mil para a universidade contratar os extensionistas e oferecer o serviço na região. No Fórum Participativo, além da primeira apresentação do Projeto à comunidade, serão definidas as prioridades de atendimento. São considerados nessa decisão os setores estratégicos da Política Industrial gaúcha, as prioridades regionais e a presença de arranjos produtivos locais (APLs).
O Projeto Extensão Produtiva e Inovação
Integrado ao Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais, o Projeto Extensão Produtiva e Inovação pretende aumentar a eficiência das empresas por meio de assessoramento direto para solução de problemas e melhorias de gestão, planejamento, custos, processos, produtos e inovação. “O projeto é prioridade e estratégico para o Governo do Estado, por isso faz parte da Política da Economia da Cooperação, da Política Industrial”, destaca o titular da SDPI, Mauro Knijnik.
O Projeto conta com recursos do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (PROREDES-BIRD). Serão aplicados mais de R$ 40 milhões, até 2016, para criação e manutenção de 20 NEPIs em todo o Estado.
Atualmente, existem 10 núcleos: três criados durante a fase piloto, que começou em dezembro de 2011, e outros sete em fase de lançamento, cujos convênios foram firmados em novembro de 2012. Dentre as responsabilidades da AGDI, estão coordenação do Projeto, monitoramento e avaliação de resultados, aperfeiçoamento metodológico, capacitação dos extensionistas e aproximação das empresas atendidas com outras instituições.

Comentários