ACCIE comemora 94 anos, dá posse à sua Diretoria Executiva e lança livro sobre a história de Erechim

Presidente do Conselho Deliberativo Jaci De Lazzari e presidente da ACCIE Claudionor Mores

A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim completou, no último dia 2 de abril, 94 anos de história. A Entidade surgiu apenas um ano depois da emancipação de Erechim, que comemora, no dia 30 de abril, 95 anos. Para marcar a data, será realizado um Jantar de Aniversário no próximo dia 26 de abril, no Salão de Eventos do Polo de Cultura, no Parque da ACCIE, com início previsto para as 20 horas, com associados, autoridades municipais e da Federasul e convidados. Durante o evento será empossada a nova Diretoria Executiva Gestáo 2013-2014, que tem à frente, no cargo de presidente, o empresário Claudionor Mores. Ele foi eleito no dia 17 de dezembro de 2012, assumiu em janeiro deste ano, mas, agora, recebe o cargo oficialmente. Na presidência do Conselho Deliberativo da ACCIE será empossado o empresário Jaci De Lazzari, eleito na Assembleia Geral do dia 18 de março.
Pela manhã, a partir das 8h30min, durante Café da Manhã, será realizado o lançamento do livro Erechim – Retratos do Passado, Memórias no Presente, que resgata os costumes e a memória dos colonizadores, que, alheios às adversidades enfrentadas, aqui fixaram sua morada, levantando a bandeira da coragem, da força, da perseverança, da fé, da humanidade e da prosperidade, submetendo esta região às transformações hoje percebidas. A obra foi possível de ser concretizada através do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac –,na modalidade Mecenato. A liberação para a captação de recursos foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 5 de janeiro de 2011 e a captação ocorreu durante aquele ano. São patrocinadores da obra a Cavaletti, a Comil, o Master Supermercados e a Olfar.
HISTÓRIA DA ACCIE
Era o início do século XX e cidade ainda se chamava Boa Vista, quando surgiu a Associação Comercial de Erechim, entidade representativa da comunidade empresarial erechinense, que construiu, ao longo deste quase um século de história, uma trajetória identificada com o desenvolvimento regional e o bem-estar de toda comunidade. Ao longo de seus mais de 90 anos, a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, entidade sem fins lucrativos, sempre cumpriu com sua missão de atuar na defesa dos interesses dos associados e da comunidade e de fomentar o desenvolvimento local e regional, além de realizar atividades complementares, relacionadas à promoção de feiras e eventos.
Uma das suas grandes realizações é a Frinape, a Feira Regional, Industrial e Agropecuária de Erechim, a maior mostra empresarial e cultural do Norte e Nordeste do RS. É um evento multissetorial que reúne indústria, comércio, serviços, agronegócio, tecnologia, ciência, gastronomia, diversão, arte e cultura. Desde a sua primeira edição, em 1966, ano em que foi comprado o terreno para o Parque de Exposições, a Feira tem sido realizada com a participação da comunidade regional, que busca, a cada nova edição, maior valorização e divulgação de seus potenciais, além de alavancar não só negócios, mas, principalmente, motivação para o desenvolvimento regional.
O Polo de Cultura também é uma marca na história de Erechim. O prédio pode ser considerado uma das maiores construções do Estado na área da cultura. Tombado como patrimônio histórico-cultural do Rio Grande do Sul ostenta uma estrutura invejável. Os cinco mil metros contemplam salas de cultura, um auditório climatizado com capacidade para 600 pessoas e um hall principal que dá acesso a cinco salas gastronômicas. Os restaurantes típicos são espaços para mostra da culinária das principais etnias que colonizaram o Alto Uruguai. Obras de arte ilustram a história dos italianos, alemães, israelitas, poloneses e gaúchos. Um espaço privilegiado para abrigar eventos culturais de toda a região.
No Parque da ACCIE também estão construídos os pavilhões para as Feiras, sendo cada um com 2.250 metros quadrados, área de shows em ampla área externa comportando mais de 20 mil pessoas e a Praça do Imigrante com 18 mil metros quadrados. Um dos maiores trunfos da ACCIE fica por conta do talento e influência dos associados, pessoas que se reúnem por interesses comuns para contribuir com o desenvolvimento local e regional, oferecendo serviços de qualidade e propondo ações a favor da cultura e do bem-estar coletivo. Em um encontro mensal, no tradicional evento Prata da Casa, os empresários expandem o conhecimento e trocam informações e experiências para o sucesso de seus empreendimentos.
Os 94 anos de história da ACCIE são marcados pela integridade, proatividade, solidariedade, livre iniciativa, preservação cultural, responsabilidade social e comprometimento com a sociedade.

Comentários