Vice-prefeita garante mobilização por trajeto da Ferrovia Norte-Sul em Erechim


Com a confirmação dada pelo governo federal de que a Ferrovia Norte-Sul será retomada, a vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, participou nesta segunda-feira (22), em Porto Alegre, de encontro organizado pela Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa. Na ocasião, Ana buscou garantir a passagem da estrada de ferro por Erechim. O trajeto, contudo, ainda não está definido.
Avice-prefeita explica que o traçado proposto inicialmente passaria por Erechim, Carazinho e Santa Cruz do Sul, seguindo para Pelotas e Rio Grande. Mas o governo, agora, estuda a possibilidade de outra rota, por Cruz Alta e Santa Maria. A escolha caberá, a partir de estudo técnico, a Valec – empresa publica responsável por administrar os programas de operação da infraestrutura ferroviária.
Conforme Ana Oliveira, o município de Erechim já articula mobilização ao lado de Passo Fundo, e de parlamentares estaduais e federais, para que o traçado original seja mantido em razão de sua importância estratégica para o desenvolvimento da região Norte do Estado. A Ferrovia Norte-Sul ligará Panorama, no Estado de São Paulo, com o Porto de Rio Grande.
O Rio Grande do Sul ganhará uma segunda estrada de ferro que já está em fase de licitação. Trata-se da Ferrovia Litorânea – que sairá de São Paulo desembocando também no Porto de Rio Grande. Ela passará, no entanto, pelas cidades de Mafra e Lages (SC), Porto Alegre e Pelotas.

Comentários