URI completa 21 anos priorizando a qualidade

Campus Central da URI em Erechim

A URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) completa neste domingo, 19, 21 anos de reconhecimento oficial pelo MEC. Nas seis unidades onde atua (Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo), são oferecidos 47 cursos de graduação, 40 cursos de pós-graduação Lato-Sensu, oito mestrados e um doutorado. São mais de 15 mil alunos, sendo 11.742 na graduação e outros 2 mil nas escolas básicas.

Atende, em média, 70 mil pessoas por ano em serviços de extensão, gratuitamente, nas mais diferentes áreas do conhecimento. Atualmente, a Universidade está implantando um moderno sistema de gestão que vai interligar todas as unidades e a reitoria, permitindo o acesso a todas as informações da instituição com rapidez e segurança.

O reitor Luiz Mario Silveira Spinelli destaca que ao longo desses 21 anos, a URI busca diariamente manter e melhorar o status que priorizada a qualidade no ensino, pesquisa e extensão. Observou que nesse período a universidade já expediu mais de 20 mil diplomas, formando pessoal ético e competente em regiões onde até então o Estado não se fazia presente. Ainda de acordo com o reitor a URI tem exercido um papel de apoio fundamental ao desenvolvimento das cidades e regiões onde mantém unidades, cobrindo mais de 115 municípios.

Para o Diretor-Geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado, a Universidade está consolidada e tem desempenhado uma função de extrema importância para o desenvolvimento regional. A Instituição possui uma longa caminhada na área do Ensino Médio, com a Escola de Educação Básica; no Ensino Superior, através dos cursos de licenciatura e bacharelado; e na pós-graduação, com os cursos de especialização, mestrados (Ecologia e Engenharia de Alimentos) e doutorado (Engenharia de Alimentos). Uma escola de língua inglesa complementa a oferta de opções de ensino oferecidas pela Instituição.

Em Erechim conta, atualmente, com 5 mil alunos. Somente no ensino superior, são 4 mil acadêmicos distribuídos nos 26 cursos de graduação nas oito áreas do conhecimento. Milhares de famílias têm acreditado e investido no futuro de seus filhos na Universidade. A prova disso é que tem formado, anualmente, cerca de 700 jovens.

Todo trabalho desenvolvido pela Universidade está concentrado no campus I, onde está a maioria dos cursos; no campus II, onde se concentra principalmente a área da engenharia; um Centro de Estágios e Práticas Profissionais, o grande diferencial na formação acadêmica; e uma Vila Olímpica.

Comentários