Alunas da Escola Estadual Campos Sales de Floriano Peixoto participam da MEP

Professora Lisane Simone Butka, as alunas Diana Maria Szablevski e Letícia Bonella, e a vice-diretora Marlei Fátima Biazin 

     Um tema que se tornou polêmico em muitas escolas da rede pública estadual vem qualificando o ensino da Escola Estadual Campos Sales de Floriano Peixoto. Alunos e professores, inicialmente assustados com a novidade, agora comemoram a mudança, que já rendeu bons frutos para a instituição. Em funcionamento na Escola, desde o inicio de 2012, o Ensino Médio Politécnico vem se demonstrando uma nova possibilidade de preparação para a vida acadêmica.
De acordo com a Vice-diretora da Escola, Marlei Fátima Biazin, desde 2011, os professores foram remodelando a metodologia de ensino de acordo com as necessidades de adequação. A carga horária passou de 800 para 1000 horas anuais, além da inclusão da disciplina de Seminário Integrado na grade curricular. “Foi um trabalho que envolveu professores e os 19 alunos de primeiro ano e 28 alunos no segundo ano. A ideia é qualificar o ensino médio, melhorando o aproveitando dos alunos e diminuindo a evasão escolar”, destaca a professora.
Durante as aulas de Seminário Integrado os alunos se deparam com os desafios de um pesquisador
A professora Lisane Simone Butka, coordenadora do Seminário Integrado, conta como é a metodologia para o ensino da disciplina. “Nós iniciamos com a pesquisa antropológica, tendo como base o município. Muita coisa ligada à realidade surgiu, como o grande consumo de refrigerante, o êxodo rural, futuro profissional, dentre outros. A partir daí os alunos escolheram os temas para cada pesquisa, fizeram resgate bibliográfico, entrevistas e análise dos dados coletados. Este é um trabalho de um ano e meio que está sendo concluído agora”, relata a professora. De acordo com a professora Lisane o objetivo é oportunizar o aluno que ele se conheça e descubra em qual área quer atuar no futuro. “Colocar o aluno como pesquisador, mais autônomo e mais cidadão, para que ele encontre o próprio caminho, a partir do que mais ele se identifica”, destaca. A continuidade do trabalho se dá através de reuniões de formação, às quintas-feiras as tardes, com os professores que também discutem os próximos passos a serem seguidos na disciplina.


Todo este trabalho teve como resultado a conquista de um espaço na MEP 2013 - Mostra de Educação Profissional promovida pela 15ª Coordenadoria Regional de Educação, em Soledade. Por ser um exemplo bem sucedido de implantação do Ensino Médio Politécnico, a escola vai representar todas as escolas de abrangência da Coordenadoria. Dois trabalhos realizados por alunos da escola foram selecionados: Viabilidade de transformação de uma pequena propriedade em espaço para o Turismo Rural, da aluna Letícia Bonella; e Jovem: morar ou não morar em Floriano Peixoto, que fala do êxodo rural, de autoria da estudante Diana Maria Szablevski. Para as estudantes “é uma nova forma de estudar que permite um conhecimento amplo da nossa realidade. Através da pesquisa descobrimos um olhar diferente para a nossa realidade e o que queremos para o nosso futuro”, comentam.


A Mostra de Educação Profissional - Formando Pesquisadores, socializando conhecimento, acontece nos dias 24 25 e 26 de setembro, no CTG em Soledade. O evento tem como objetivo promover a produção e socialização do conhecimento nos cursos técnicos das escolas municipais e estaduais.

Comentários