Começa hoje a Agrotecno Leite

Estações do ano bem definidas, solo de boa qualidade e excelente força de trabalho. Estes são alguns dos fatores que contribuíram para que a Mesorregião Noroeste Rio-Grandense se tornasse a maior produtora, com 66,49% do leite do estado. Estão aqui também as maiores produtividades. Enquanto que no Brasil a produtividade/vaca/leite é de 4 litros, os gaúchos produzem 6,9 litros. Já a produtividade média em Passo Fundo é de 11 litros vaca/dia e alcança os 16,9 no município de Casca.
É neste contexto que Passo Fundo torna-se a partir desta terça a Capital da Região do Leite com o início da 7ª edição da Agrotecno Leite que acontece no Centro de Eventos e nos campos de pesquisa da Universidade de Passo Fundo. Até sexta-feira está instalada uma rede de troca de conhecimento, tecnologias, novidades e grandes debates que afligem a sociedade como a discussão sobre a confiabilidade da cadeia produtiva do leite e os conflitos gerados no campo com as demarcações das áreas indígenas.

O que veremos nos próximos três dias é o resultado da força da Agricultura Familiar. Na região assistida pela Emater/RS- Ascar de Passo fundo, que atualmente envolve 40 municípios inseridos nos Coredes da Produção e Nordeste, existem 27.548 estabelecimentos agropecuários, dos quais 23.998 são familiares. Da totalidade, 55% comercializam leite. A Emater tem contribuição importante para esse crescimento desenvolvendo programas como o Leite Gaúcho, são importantes também o Senar/Sebrae/Farsul com o Programa Juntos para Competir e a Embrapa que desenvolve importantes pesquisas como a que incentiva o cultivo de trigo de duplo propósito aumentando a produção leiteira. A UPF não entra apenas com o espaço físico, tem todo o conhecimento do Sarle (Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros) e dos cursos de veterinária, agronomia, nutrição e engenharia de alimentos. O sucesso da Agrotecno Leite deve-se ainda ao esforço da prefeitura de Passo Fundo, Secretaria estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cotrijal, Sicredi, RBSTV e Instituto para o Desenvolvimento de Passo Fundo, todos promotores do evento. A Agrotecno Leite vai ser aberta 10h30min no centro de eventos da UPF. A programação completa você pode conferir no site www.agrotecnoleite.com.br
Fonte: O Nacional

Comentários