Data Farroupilha integra escolas e CTGs em Floriano Peixoto

Em Floriano Peixoto, a data farroupilha, reuniu crianças, jovens e adultos para uma manha de homenagens à querência no CTG Tropeiro Velho. As crianças das escolas municiais Anita Garibaldi e Floriano Peixoto e os jovens da Escola Estadual Campos Sales lotaram a sede do CTG para mostrar várias apresentações que prepararam para a semana farroupilha. A escola estadual abriu as apresentações e Bruna Pauletti, de 16 anos, não perdeu a oportunidade de mostrar a típica dança gaúcha. “ Hoje o pessoal vai em festas e dança sozinho, mas é tão bom dançar dois, uma vanera...”, considerou.
Em seguida, as crianças da escola municipal Anita Garibaldi representaram uma das musicas mais típicas do Rio Grande do Sul, Querência Amada, de Teixeirinha, que reverencia a natureza, a fartura, o povo e os gaúchos celebres como Getúlio Vargas. A diretora da escola, Nanci salvador disse que este sentimento de orgulho gaúcho faz parte da vida das famílias do município. “Todas as famílias gostam de cultivar a tradição e tem raízes gauchescas e isso se percebe quando as crianças vem para a escola, que tem a obrigação de incentivar isso”.
As crianças da escola municipal Floriano Peixoto mostraram o trabalho de pesquisa da história do Rio Grande, começando pelos índios, passando pelos jesuítas, os bandeirantes, os imigrantes e a importância de cada um na formação do povo. E as demonstrações de orgulho também aconteceram na roda de chimarrão e nas vestimentas. Muitos jovens se pilcharam como Luis Gustavo Pena, de 14 anos. “Tem até gente que dá risada, mas pra mim isso é bonito, é respeitoso”.
Para a diretora da Escola Estadual, Rosane Tefile, a semana farroupilha tem o papel de resgatar a história e promover a vivência de valores entre a juventude. “A pessoa que cultiva o tradicionalismo tem amor pela sua pátria e no momento em que há este amor, temos cidadãos conscientes, que fazem tudo para que esta pátria seja desenvolvida, tenha paz e tenha ordem”. O encontro teve ainda a participação do grupo juvenil do CTG Tropilha da Serra de Estação, que apresentou danças como o Maçanico, o Xote Carreirinha e declamou poesias gauchescas.
Durante toda a semana o CTG Tropeiro Velho organizou atividades especiais para comemorar a data. As festividades iniciaram com uma festa que teve missa crioula e o tradicional porco a paraguaia, continuaram com arroz no tacho elaborado pelo Grupo de Cavalarianos Amigos da Encilha, da comunidade do Rio Ligeiro e terminaram com um jantar fandango.




Comentários