Usinas da região abrem comportas pelo excesso de chuvas

As fortes e constantes chuvas que caíram no norte do Estado desde a última quinta-feira, 19, motivaram, mais uma vez, a abertura parcial das comportas dos dois maiores reservatórios daquela região na divisa com Santa Catarina. A Usina Hidrelétrica Itá iniciou a abertura das comportas sábado, 21 às 8h11min, em virtude da quantidade de chuva prevista e que se confirmou de 114 mm desde o dia 20. A maior afluência (quantidade de água que entrou no reservatório) foi de 10.641 m³/s e o vertimento (excedente de água não necessária para gerar energia) chegou a 8.737 m³/s. Este vertimento (abertura das comportas do vertedouro) é considerado normal, por se tratar de um período úmido em que os reservatórios encontram-se próximo a sua capacidade máxima de armazenamento.
A Usina Hidrelétrica Machadinho iniciou a abertura das comportas também no sábado, 21, às 10h10min, pela quantidade de precipitação que atingiu o acumulado de 115 mm desde o dia 20. A maior afluência (entrada de água no lago) foi de 8.068 m³/s e o vertimento (liberação do excedente) chegou a 5.500 m³/s. O gerente geral do complexo de Usinas Hidrelétricas da Bacia do Rio Uruguai, administradas pela Tractebel, Diego Collet, lembra que o Operador Nacional do Sistema (ONS) é o responsável pela operação dos reservatórios quando estes estão em condições normais, e também é o órgão que detém as informações de hidrologia das bacias hidrográficas. O vertimento (abertura das comportas do vertedouro) ocorre quando a capacidade máxima de armazenamento dos reservatórios é atingida e a afluência (água que está chegando na usina) é maior do que a utilizada para gerar energia. Portanto, a abertura e fechamento das comportas do vertedouro é uma operação normal para controle do nível dos reservatórios.
Ontem, 23, às 14h o reservatório de Itá recebia e liberava a mesma quantidade de água: 7.994 metros cúbicos de água por segundo e o lago estava com 97,31% da sua capacidade. O lago de Machadinho, às 15h, recebia 5.789 metros cúbicos de água por segundo e liberava 4.277 metros cúbicos de água por segundo. O reservatório estava com 95,15% da sua capacidade tomada de água. Itá possui seis comportas, que estão parcialmente abertas. A usina fica entre Aratiba (RS) e Itá (SC) e tem capacidade para gerar até 1.450 megawatts (MW). Machadinho fica entre Maximiliano de Almeida (RS) e Piratuba (SC). Pode gerar até 1.140 MW. A determinação de geração de energia e regulação de abertura e fechamento das comportas é do Operador Nacional do Sistema (ONS). A medida já teve que ser adotada outras vezes nos últimos dois meses pelo mesmo motivo: excesso de chuvas num curto espaço de tempo. Itá pode atender a demanda de 30% do consumo de energia do RS e 50% de SC. Machadinho pode atender a demanda energética de 22% do RS e 37% de SC. Ontem, 23, na região, o tempo manteve-se nublado com chuvas esparsas em alguns pontos.
Fonte: Jornal Voa Vista - Crédito Foto Christiano Pase

Comentários