Contexto - Neivo A T Fabris - NORTE & SUL

Para que o território do Alto Uruguai gaúcho seja incluído no traçado da Ferrovia Norte-Sul vão ser necessárias muitas outras audiências. E também o envolvimento de todas as lideranças dos 32 municípios que integram a AMAU. Na segunda-feira (7), a Frente Parlamentar das Ferrovias da Assembleia Legislativa, através da Comissão de Assuntos Municipais e da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável promoveu mais um encontro para discutiu sobre a implementação da Ferrovia Norte-Sul no Estado.

I I
O encontro, que contou com a presença de prefeitos, vereadores e secretários municipais da região, empresários, deputados e representantes da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S. A. ocorreu em Erechim. Caleb de Oliveira, Secretário da Infraestrutura e Logística, representou o governo do Estado. O presidente da Accie, Claudionor Mores, apontou a inclusão da região no traçado da ferrovia como solução para a carência logística do Alto Uruguai. Dentre os argumentos, a falta de investimentos públicos na infraestrutura e os benefícios econômicos e sociais que a ferrovia poderá trazer.

I I I
Os representantes da Valec e da empresa Serviços Técnicos de Engenharia (STE), contratada para fazer o traçado, foram sabatinados. O analista de engenharia da Valec, Bruno Costa, disse que, que serão avaliados três itens no quesito mercado, cinco socioeconômicos, cinco de logística, dez aspectos referentes ao meio ambiente e quatro de ofício, totalizando 34 avaliações ponderadas no somatório de custos. Ficou evidente a necessidade de um maior envolvimento da região em torno do tema.

I V
A audiência foi presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT). Ele sugeriu que as lideranças atuem em três frentes, apontando a realidade econômica, as fragilidades, e ainda a necessidade de investimentos na região. Também participaram dos debates os deputados Gilberto Capoani (PMDB) e Zilá Breitenbach (PSDB). Capoani foi enfático ao defender que o traçado passe pelo município de Erechim, e depois por Passo Fundo até chegar ao porto de Rio Grande. Ao final foi aprovada a Carta de Erechim, que reafirma a importância da Ferro-Sul.

Curtas:
# O advogado Elio Spanhol acompanhou a ex-senadora Marina Silva, idealizadora da Rede Sustentabilidade e se filiou ao PSB.
# Ex. vereador do PT e candidato a prefeito de Erechim, Spanhol estava coordenando a coleta de pré-filiados para a Rede na região.
# Em Getúlio Vargas os dirigentes do PSB, que na última eleição municipal não apresentou candidato e nem manifestou apoio a candidatos, se preparam para o pleito de 2014.
# Balanço divulgado pelo governo do Estado dá conta que de agosto de 2011 até setembro último, foram realizadas 1.913 operação no Programa Gaúcho de Microcrédito na região Norte do RS.
# Só no município de Getúlio Vargas foram 254 operações, totalizando R$ 2.575.783,34.
#O programa também foi acessado por empreendedores de Charrua (15), Erebango (26), Estação (89), Floriano Peixoto (25), Ipiranga do Sul (16), e outros vinte e três.

Dito & Feito:

Um dos maiores complexos da Rede Hoteleira do Sul do Brasil foi inaugurado na sexta-feira (11) no município de Machadinho. O Park Hotel Termas Machadinho, construído dentro da área do complexo termal, administrado pela empresa Machadinho Hotelaria e Turismo SA, é resultado de uma união dos empresários Vannei Mafissoni (Marcelino Ramos), Clemente Peccin (Erechim), Egídio Tochetto (Marcelino Ramos), Valter Andreetta (Getúlio Vargas), Valcir Andreetta (Erechim) e Silvio Lodi (Marau). O Complexo Hoteleiro é formado por quatro blocos e tem uma área de 10 mil metros quadrados com 410 leitos distribuídos em 155 apartamentos alto padrão.

Comentários