



A abertura oficial da décima quarta edição da Frinape ocorreu na manhã de sábado (9). A solenidade foi realizada no Pólo de Cultura com a presença de diversas autoridades.
A Assembleia Legislativa esteve representada por cinco deputados, entre eles o presidente Pedro Westphalen (PP), Altemir Tortelli (PT), Gilmar Sossella (PDT), Gilberto Capoani (PMDB) e o deputado Ronaldo Santini (PTB).
A Rainha da Frinape, Carine Santolin, fez o primeiro discurso, e ressaltou a importância desta integração regional. O presidente da ACCIE. Claudinor Mores visivelmente emocionado alou sobre a importância dos voluntários para a realização da feira, o papel da AMAU, a união regional para o crescimento da região.
O presidente da ACCIE e da feira fez uma homenagem para três empresários com grande trabalho na comunidade erechinense: Flávio Zanardo, Jandir Cantele e Júlio Brondani. Na sequência um dos momentos marcantes desta abertura. A exibição de um vídeo na voz de Cid Moreira da primeira Frinape realizada em 1966, quando tinha na presidência e executor da feira, Romeu Madalozzo.
Romeu Madalozzo é o partrono de honra da Frinape 2013 e assinou uma flâmula da feira de 1966. Em sua fala ressaltou que: “não fiz nada sozinho. Há 50 anos (1963) um grupo de empresários se uniu para pensar uma feira regional e adquiriu esta área”. Após sua fala entregou um livro de sua autoria para o prefeito Paulo Polis e Claudionor Bernardi.
A presidente da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) Adriana Tozzo (PT), prefeita de Itatiba do Sul afirmou que a feira começou a ser pensada no início deste ano: “o mais importante foi a união de todos para que a feira se tornasse regional”. O deputado federal Marco Maia (PT) durante seu pronunciamento disse que veio de uma feira em São Gabriel e que lá foi realizada na praça da cidade, pois não tem um local como Erechim: “Erechim e região tem este grande espaço para realizar seus eventos”.
O presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen salientou que “a grande riqueza de um povo é sua história. E as coisas só acontecem quando todos trabalham para o bem comum. Erechim e região são exemplos disso”. O secretário estadual Ivar Pavan (PT) representou o governador Tarso Genro (PT). O integrante do primeiro escalão do governo do Estado destacou os feitos da administração do governador Tarso e da presidente Dilma.
O prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis (PT) foi enfático no seu discurso: “Erechim é a cidade do trabalho e do emprego e não do Bolsa Família”. O chefe do executivo erechinense valorizou as potencialidades do que é produzido aqui: “Aqui produzimos do alfinete ao navio. Cadeiras de estádios da Copa foram feitos aqui. Concreto do Beira Rio é de uma empresa daqui”. Ainda em seu discurso enalteceu o força e união da região e o trabalho coletivo que foi feito ao longo deste ano.
Antes das autoridades descerrarem as faixas abrindo oficialmente a expo-feira, o bispo Bispo Diocesano de Erechim, Dom José Gislon fez a benção.
FOTOS: NEIVO A T FABRIS - A FOLHA REGIONAL
Comentários
Postar um comentário