Atividade cultural demonstra o interesse da população pela história
![]() |
A historiadora Gládis Wolff autografando a obra. |
De grande simbolismo, foi também o momento da entrega dos livros às senhoras Leonilda Puton e Terezinha Mores, coordenadoras dos dois grupos da Melhor Idade do município, e ao jovem Luiz Vitor Levandovski, pois a intenção da publicação é justamente levar ao conhecimento de jovens, a experiência e vivencias de um passado onde as precariedades materiais e dificuldades permeavam o cotidiano das pessoas em Barro – Gaurama. Como exemplo, referenciado por muitos entrevistados, é o das longas caminhadas de pés descalços para chegarem até a escola. O sentido pedagógico do livro é justamente mostrar aos jovens as profundas transformações acontecidas no espaço social em que vivem.
![]() |
Mais de 500 pessoas presentes no lançamento da obra. |
O evento teve ainda a apresentação do Coral e Orquestra Vida e Canto, projeção de audiovisual referente ao conteúdo do livro e uma apresentação de danças do folclore brasileiro, com o grupo de danças da Universidade de Passo Fundo – UPF.
As manifestações públicas de apreço à história e à cultura, por parte da população de Gaurama, demonstram a pertinência da promoção de eventos com caráter popular e qualificado. As comemorações de 60 anos de emancipação de Gaurama, que iniciaram com o Carnaval, ganharam ênfase e brilhantismo com a festa cultural da última sexta-feira.
As coordenadoras das atividades do Museu de Gaurama, Gládis Helena Wolff e Débora Manfredi, já trabalham para realizar outros projetos no campo da história e patrimônio.
Fonte: Boa Vista
Comentários
Postar um comentário