Círculos misteriosos no lago em Marcelino chamam atenção dos moradores e da Tractebel


Nos últimos dias a comunidade de Marcelino Ramos tem presenciado o surgimento de círculos gigantescos que estão se formando no Lago da Usina de Itá. O aparecimento dos círculos é mais frequente entre a Ponte Ferroviária e o porto onde a balsa faz a travessia. “Eles aparecem a qualquer hora do dia, do nada e não é peixe que esta fazendo isso” relatou um morador ao Portal de Marcelino.

Fotos encaminhadas a nossa redação nesta terça-feira (20) mostram as formações circulares praticamente no meio do lago longe das margens. Nas bordas uma coloração mais branca, remetendo para um aspecto de espuma. No centro do círculo um tom mais escuro e a princípio nenhuma característica de ondulações na água, descartando neste caso a formação por movimento de peixes.

O fenômeno surgiu há cerca de duas semanas e pode ser visualizado diariamente em horários diversificados. Sem uma explicação técnica do que está ocorrendo no Lago, surgem muitas especulações, algumas até absurdas.

O que diz a Tractebel
Diante das especulações em torno do assunto a equipe de reportagem do Portal de Marcelino entrou em contato com Sérgio Luiz de Souza, coordenador de Meio Ambiente da Tractebel com sede em Itá. Ele recebeu por e-mail as fotos que foram enviadas a nossa redação. Pelas imagens ele não conseguiu identificar do que se trata e disse que iria encaminhar o material para o setor responsável pelo monitoramento e controle da água do lago.

Na conversa preliminar com nossa reportagem ele descartou a princípio a formação do círculo por gazes oriundos da decomposição de matérias orgânicas no fundo do lago. Ainda esta semana a Tractebel ficou de dar um retorno ao Portal de Marcelino com uma resposta sobre o fenômeno.
Fonte: Portal de Marcelino Ramos – Marcelo Santos

Comentários