Curso de Odontologia da URI participa de Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva

A inserção da Odontologia Hospitalar, especialmente em Medicina Intensiva (UTIs) já é uma realidade, além de ser uma exigência legal na maioria dos hospitais do país. Em razão disso, o Curso de Odontologia da URI, através de professores, acadêmicos e egressos, esteve representado no XVI Congresso Sul Brasileiro de Medicina Intensiva e no V Congresso Gaúcho de Terapia Intensiva, realizados no sábado, 15, em Bento Gonçalves. Os eventos, que contaram com a presença de 400 participantes, foram promovidos pela Sociedade de Terapia Intensiva do Rio Grande do Sul (SOTIRGS), entidade filiada à Associação de Medicina Intensiva do Brasil (AMIB).
 
 
Durante o Congresso, o grupo recebeu o assessoramento e o acompanhamento do egresso do Curso e estagiário em residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais, Guilherme Klein Parise.
Várias palestras e debates sobre os cuidados tanto médicos quanto odontológicos em pacientes sob atendimento em terapia intensiva fizeram parte da programação. Destaque para a conferência da médica Edela Pulicelli que mostrou a necessidade do atendimento multidisciplinar para estas pessoas em hospitais de baixa, alta e média complexidade. A palestrante, que possui reconhecimento internacional, é pioneira neste setor no Brasil.
Os acadêmicos e professores da URI também mantiveram contato com a médica erechinense Géssica Munareto, também palestrante do Congresso. Géssica e Edela são atuantes e incentivadoras da Odontologia Hospitalar no Complexo da Santa Casa de Porto Alegre.
A inserção do Curso de Odontologia da URI nesta área tem se dado de forma gradual através de projetos de pesquisa que iniciaram em 2014 e estão sendo desenvolvidos com o apoio dos médicos Jean Zanardo e Célio Fahl, na Fundação Hospitalar Santa Terezinha. Com a abertura do Curso de Medicina na Instituição, essa atividade será desenvolvida de forma multidisciplinar juntamente com os Cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, tendo caráter de disciplina obrigatória inserida na matriz curricular, além da prática dos cuidados odontológicos no intensivismo e de forma geral nos estágios curriculares obrigatórios.

Comentários