Especial Dia do Médico - 2015.

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de São Lucas, o protetor dos médicos. Ele foi um dos seguidores de Jesus, e segundo a tradição, escreveu um dos livros dos Evangelhos o livro de Atos dos Apóstolos.
 

São Lucas estudou medicina em Antioquia (atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de "amado médico" na epístola aos Colossenses. É considerado patrono dos médicos desde o século XV e a data é celebrada no Brasil e em muitos outros países como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra.

Muitos profissionais da medicina compartilham suas atividades com produção artística, literária, jornalística, docente, entre outras. Conhecido nacionalmente o médico Dráuzio Varella é autor de inúmeros livros e idealizador e apresentador  do quadro “saúde”, no Fantástico. No RS o médico sanitarista Moacir Scliar foi cronista nos jornais da capital e ao longo da vida publicou um grande número de livros. Com suas obras traduzidas para diversos idiomas, Scliar foi membro da Academia Brasileira de Letras.

Neste especial alusivo a efeméride, o destaque para três médicos da região: Ilson Romeu Schirmbeck, Paulo Dias Fernandes e Wilmar Rübenich, de Getúlio Vargas, Erechim e Marcelino Ramos, respectivamente. Além da profissão os três médicos são octogenários, continuam exercendo a profissão e são escritores.

Comentários