Especial Dia do Médico: Especialidade - Médico Oftalmologista e Historiador


Formado em medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), o oftalmologista Wilmar Wilfrid Rübenich tem dividido seu tempo entre sua atividade profissional e a pesquisa histórica. Pelos serviços prestados ao município de Marcelino Ramos, onde fixou residência há duas décadas, recebeu o título de Cidadão Honorário da Câmara de Vereadores.
Wilmar Wilfrid Rübenich junto a sua biblioteca.
Foto: Marcelo Santos
 

         Casado com a empresária Ivete reside no Hotel Balneário com os demais integrantes da família. Junto à biblioteca e escritório, seu lugar preferido, se debruça diariamente na pesquisa histórica e na catalogação de documentos e fotografias, fontes primárias utilizadas na produção de um grande número de artigos e de seus últimos livros.

         Filho de ferroviário nasceu em São Gabriel e chegou a morar em Marcelino Ramos na década de 1940. Na época o pai Omar Rübenich era o subagente da Viação Férrea do RS, e a família residiu num apartamento dentro da Estação Ferroviária. Incondicional defensor da retomada dos serviços de trens no trecho entre Passo Fundo e Marcelino Ramos, Vilmar Rübenich mobilizou a comunidade na preservação da Estação Ferroviária e do seu mobiliário, da Ponte Férrea, sobre o Rio Uruguai, e do virador de trens e vagões, instalado nas proximidades da Estação.

         Na década de 1980 manteve sua clínica de oftalmologia junto a Clínica Schirmbeck, em Getúlio Vargas. Formado em Turismo, na Faculdade Ideau, e especialista na área, é sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas. Parte do resultado de suas pesquisas pode ser conferida no site http://www.historiademarcelinoramos.com.br

 

Comentários