Especial Dia do Médico: Ilson Romeu Schirmbeck - uma vida dedicada a medicina e as artes

O mais antigo dentre os médicos em atividade na cidade de Getúlio Vargas, Ilson Romeu Schirmbeck nasceu no dia nove de janeiro de 1933, no Km 5, cerca de dois anos antes da criação do município de Getúlio Vargas. Filho dos comerciantes Ricardo e Virginia, concluiu o ensino primário no Colégio Cristo Rei. Foi aluno interno na época do ginásio no Colégio Medianeira, em Erechim e concluiu o curso científico no Rosário, em Porto Alegre.
 
Com a esposa Dra. Terezinha, colega de profissão.
Foto: Arquivo A Folha Regional
 

Inspirado na literatura decidiu muito cedo que seria médico. Concluiu a graduação no ano de 1958 na Universidade Federal do Paraná. Durante os estudos em Curitiba fez o Curso de Preparação de oficiais do Exército e é oficial da reserva. A residência médica foi feita no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro.

No dia em que completou 28 anos de idade iniciou o trabalho em Getúlio Vargas junto ao Hospital São Roque. Algumas semanas depois, em fevereiro de 1961 casou com a médica Terezinha, colega de curso na Federal do Paraná. No início do próximo ano vai completar 55 anos de atividade ininterrupta. Especialista em Medicina do Tráfego presta serviço para o Detran/RS e trabalha diariamente na Clínica Schirmbeck.

Profundo conhecedor da música clássica, o médico Ilson Schirmbeck domina inúmeros idiomas, com destaque para o alemão. A dedicação à pintura é mais recente, e seu trabalho tem sido periodicamente exposto em eventos culturais. Em 2002 publicou o livro “Conceitos de Vida” e em 2013 foi o Patrono da XIV Feira do Livro de Getúlio Vargas.

Comentários

  1. Parabéns primo! Motivo de orgulho e ressalto o reconhecimento de quem faz imprensa séria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário