Kerb, festa típica alemã, inicia nesta sexta em Aratiba

A programação está definida e os aratibenses já estão no clima da festa mais tradicional do município. O Kerb 2016, festa típica alemã, inicia nesta sexta-fera, 15, em Dourado, Aratiba, e segue até na segunda-feira, dia 18.
É o maior e mais tradicional evento de Kerb do Alto Uruguai. Serão quatro dias de alegria, reencontro, danças e comidas típicas. São esperadas mais de 5 mil pessoas durante os quatro dias de programação.
Foto: Divulgação
 
 
O Kerb de Dourado se realiza desde 1933 e faz parte do calendário festivo do município. Nestes 83 anos, a festa traz consigo algumas peculiaridades importantes: os filhos da comunidade ordenados padres e religiosos é que presidem e coordenam a missa de abertura na igreja da Paróquia São Pedro; é um momento de retorno dos ex-moradores da comunidade; e embora havendo uma crescente miscigenação cultural, o Kerb mantém sua tradição na dança, nos pratos típicos, bebidas, muita música e na vida religiosa.
O Kerb é uma comemoração familiar. As festividades ocorrem sempre no terceiro final de semana do mês de janeiro, tendo como início na sexta feira e terminando na segunda-feira com momento de confraternização, a festa do peixe. Serão quatro dias de alegria, de reencontro e da melhor música, regada com muita bebida e comida típica.
Toda programação é uma realização da Paróquia São Pedro, Sociedade Cultural Progresso e na Sede do Juventude, com o apoio da Prefeitura Municipal e empresas do município.

Programação:

No dia 15, sexta-feira - Abertura com a Missa na Igreja Matriz São Pedro, às 21h30, presidida pelos padres filhos desta terra: Pe. Olírio Streher, Pe. Luis Warken e Pe. Altair Steffen, religiosos das famílias Cella e Both, pároco da Paróquia São Pedro Pe. Jorge Elias Dall’Agnol e demais sacerdotes presentes. Logo após, primeira noite de baile no Salão Paroquial com animação da Orquestra La Montanara de Teutônia/RS.
Dia 16, sábado, acontece o segundo bailão na Sociedade Cultural Progresso com animação da Super Banda Real, de Nova Petrópolis/RS.
Dia 17, domingo, também na Sociedade Cultural Progresso, a terceira e última noite de baile com animação da Super Banda K’necus, de Brochier/RS.

Dia 18, segunda-feira, à tarde, o encerramento será com a tradicional festa do peixe e a realização de partidas de futebol, no Campo do Juventude, a partir das 16 horas, jogam Família Hilleschein e um combinado da Prefeitura de Mariano Moro, em seguida, Prefeitura de Aratiba e Prefeitura de Três Arroios. Logo após, música ao vivo com o musical Alvorada de Erechim, com a venda de peixes e bebidas para serem saboreados entre os participantes.
Fonte: Boa Vista

Comentários