Audiência pública debaterá implantação do IGP em Erechim nesta quinta

A situação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Erechim será debatida em audiência pública da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, 11. O objetivo do evento é promover um amplo debate com sociedade civil, representantes do Governo do Estado, IGP, Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e autoridades políticas, para buscar soluções à precariedade em que se encontra a unidade do Instituto em Erechim.
Foto: Arquivo. 
Atualmente, o município e sua região são atendidos pela coordenadoria regional de Passo Fundo, que é responsável por mais de 150 cidades e conta com setor de Papiloscopia, Química-Legal, Balística Forense, levantamento de locais, entre outros. A distância e a escassez de servidores dificultam o atendimento para Erechim e arredores, o que gera lentidão nos processos periciais e investigativos.
A necessidade de implantação de nova coordenadoria do IGP em Erechim será discutida na atividade. Atualmente Erechim possui apenas um posto de identificação e um Posto Médico Legal (PML), onde a situação se agrava, já que um médico legista se aposentou e o outro deve solicitar a aposentadoria em breve. Também deverão ser abordados o andamento e a previsão de realização de concurso público para ampliação de pessoal do Instituto-Geral de Perícias em todo o RS. O concurso foi anunciado pelo Governo do Estado, em julho, mas ainda não houve publicação de edital. De acordo com informações do IGP, o Instituto atualmente trabalha com menos de 40% de seu efetivo.
A Constituição Estadual determinava que o concursado do IGP tivesse dedicação exclusiva, não podendo desenvolver outras atividades profissionais “Dialogamos com o governo, juntamos forças com os deputados e aprovamos a flexibilização desta condição. Com isso tínhamos o compromisso do governo que teríamos a reposição do médico perito em Erechim que se aposentou” afirma o deputado Tortelli, que propôs a realização da atividade por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Parlamento gaúcho.
Tortelli destacou ainda em entrevista a Rádio Atmosfera que a audiência servirá para conhecer a contrapartida que poderá ser oferecida pela região. “Buscamos saber qual a estrutura possível a ser disponibilizada pelas prefeituras da região e pela própria URI em uma parceria com o Governo do Estado para conseguirmos instalar uma base do IGP semelhante a existente em Passo Fundo.
Para essa audiência pública foram convidados todos os Deputados Estaduais gaúchos, Secretário de Segurança Pública do Estado, Prefeitura de Erechim, Amau, Coordenação do Instituto Geral de Perícias de Passo Fundo e demais entidades que tem comprometimento com a instalação do IGP em Erechim.
A atividade ocorrerá em Erechim, no anfiteatro da Universidade Regional Integrada (URI), às 18h30.
Fonte: Amosfera Online
Por: Leandro Vesoloski
Foto: Arquivo

Comentários