Expoagas 2016 encerra com R$ 461 milhões em negócios
Em sua edição de 35 anos, a Expoagas
2016 chega ao final nesta quinta-feira (25), no Centro de Eventos Fiergs, em
Porto Alegre, garantindo aos 347 expositores um volume recorde de negócios da
ordem de R$ 461 milhões. Realizada desde terça-feira (23) pela Associação Gaúcha
de Supermercados, a feira apresentou ao varejo mais de 800 lançamentos e
novidades em produtos, equipamentos e serviços para todo o comércio. Em seus
três dias, o evento recebeu 44,2 mil visitantes e destacou as apostas da
indústria e as tendências do varejo para o segundo semestre, e promoveu uma
série de palestras, oficinas práticas e seminários sobre áreas técnicas e
táticas para o ramo de supermercados. Puxado sobretudo por expositores de
alimentos e de produtos de higiene, o resultado positivo nas negociações
representa um crescimento de 13% em relação à edição passada do evento,
superando as estimativas iniciais dos organizadores.
Presidente da Agas Antônio Cesa Longo. Foto: Divulgação/Agas |
Demais fotos: A Folha Regional |
O montante transacionado entre visitantes
e expositores significa uma venda média de R$ 1,3 milhão por estande. “Em média,
cada expositor investiu na feira cerca de 4% do que vendeu somente nos três
dias. Além disso, muitos negócios são levantados na Expoagas e concretizados
posteriormente”, lembra o presidente da Associação, Antônio Cesa Longo,
destacando que os gaúchos mais uma vez foram maioria entre os estandes – 76% do
total de empresas expositoras. “Defendemos que o varejo, a indústria e o setor
produtivo cresçam juntos, já que crescimentos isolados de setores não são
sustentáveis. O comércio precisa de uma indústria forte para que o consumidor
tenha poder de compra, e por isso saudamos que a Expoagas 2016 tenha
oportunizado esta vitrine de negócios à indústria gaúcha”, sublinhou
Longo.
Durante a feira, a
Agas encomendou um estudo ao Instituto Segmento Pesquisas, que ouviu 101
expositores para saber o índice de satisfação com o evento. Na pesquisa, foram ouvidas companhias de todos os portes, sendo 72% da indústria, 14% do serviço
e 13% do setor de comércio. Segundo dados apurados nos dois primeiros dias da
mostra, 70,9% das vendas concretizadas na Expoagas 2016 foram
junto a varejistas gaúchos, 16,1% a compradores de outros estados brasileiros e
12,9% junto a companhias de outros países.
Neste ano o levantamento
revelou uma mudança em relação ao principal objetivo de participação na feira: o
motivo maior passou a ser estreitar o relacionamento com o
supermercadista (91%), que superou pela primeira vez as opções de fazer novos
clientes (87%) e o aumentar os negócios/vendas (85%).
Expor seus produtos (84%), fixar sua
marca no mercado (78%), divulgar
lançamentos (70%) e manter-se atualizado com as
tendências do setor (42%) são outros motivadores dos expositores da feira.
Para
ampliar o leque de oportunidades a outros setores do comércio, a Agas mais uma
vez garantiu gratuidade nas inscrições realizadas com antecedência não apenas a
profissionais de supermercados, como também a membros de segmentos como padaria,
açougue, restaurantes, hotéis, farmácias, petshops e lojas. Indagados pelo
Instituto Segmento Pesquisas sobre a movimentação de negócios nos estandes,
64% dos expositores informaram que realizaram negócios com profissionais
destes outros setores, que não supermercados. Os segmentos mais citados pelos
fornecedores participantes da feira foram, pela ordem, restaurantes (45%),
padarias (42%), hotéis (37%) e lojas de conveniência e bares, ambos com 31%.
Segundo a pesquisa,
86,5% dos 347 expositores da Expoagas 2016 pretendem voltar à
feira em 2017. A Agas já iniciou a comercialização dos estandes para a próxima
edição, oferecendo condições especiais para a renovação automática dos espaços.
“Essa antecipação na comercialização permite que preparemos os detalhes da
Expoagas 2017 com mais cuidado aos detalhes. Entretanto, sempre buscamos uma
mudança de pelo menos 15% entre os expositores, para que oportunizemos a novas
empresas os benefícios da Expoagas”, destaca Longo, lembrando que o Centro de
Eventos Fiergs é ocupado na totalidade pela feira supermercadista. As empresas
expositoras ouvidas pela Segmento apontaram que, em média, as vendas na Expoagas
representam 16,4% do total do faturamento de agosto. 76% dos expositores
ampliaram a carta de clientes nos dois primeiros dias da feira, e 100%
atribuíram à Expoagas 2016 a classificação de muito importante ou
importante para o desenvolvimento da dos negócios da sua companhia. Somente 2%
dos entrevistados estimam que não atingirão ou superarão seus objetivos no
evento.
Tendências – Tradicional termômetro de tendências e
hábitos de consumo dos gaúchos, a Expoagas 2016 deu o tom dos produtos
que deverão estar em destaque nas gôndolas do varejo nos próximos meses. Ao
contrário de outras edições, quando fornecedoras de equipamentos lideraram o
ranking dos expositores que mais venderam, neste ano empresas de alimentos e de
produtos de higiene despontam na lista. “Atendendo aos anseios do consumidor,
que está fazendo valer o seu dinheiro, o supermercadista está buscando acertar o
básico, corrigir seu mix de produtos e dar giro aos itens na gôndola. Ainda
assim, os expositores de máquinas e equipamentos também tiveram bom desempenho
na feira, já que um em cada três supermercadistas está investindo em reformas ou
ampliações em 2016. Em todo o Brasil, os supermercados abriram mais de 10 mil
postos de trabalho nos últimos meses”, registra o presidente da Agas.
Para 89% dos expositores ouvidos
pelo Instituto Segmento, a crise influenciou diretamente o hábito de consumo dos
gaúchos. Apenas 24% das empresas entrevistadas afirmam que ainda não
perceberam uma retomada nos seus negócios.
Perfil dos visitantes – Mais uma vez, os varejistas foram maioria
entre os visitantes (81%):
Setor
|
%
|
Supermercados
|
67,9%
|
Atacados
|
10,7%
|
Padarias
|
5,7%
|
Restaurantes
|
3,2%
|
Lojas de Conveniência
|
0,8%
|
Açougues
|
0,7%
|
Farmácias
|
0,4%
|
Bares
|
0,3%
|
Hotéis
|
0,3%
|
Outros
|
9,6%
|
Os 44,2 mil visitantes da Expoagas
2016 são oriundos de 6,4 mil empresas diferentes. A feira recebeu
participantes de 26 estados brasileiros, além de varejistas da Argentina,
Anguilla, Chile, Colômbia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Com relação
ao gênero dos visitantes, a Expoagas recebeu 66,2% de homens e 33,7% de
mulheres ligados ao setor.
Programação – A 35ª Convenção Gaúcha de
Supermercados também foi marcada por uma extensa programação, que contemplou
gestores e colaboradores dos mais diferentes setores do varejo e da indústria.
As tradicionais palestras magnas, realizadas pela manhã, trouxeram ao debate os
jornalistas Caio Blinder, Diogo Mainardi e Lucas Mendes, apresentadores do
programa Manhattan Connection, da GloboNews; o colunista e economista
Samy Dana; o educador físico e apresentador do Fantástico, Marcio Atalla;
e o escritor e psicanalista Augusto Cury. A programação jovem do evento teve o
consultor Max Gehringer abordando conceitos de carreira, sucesso e
empreendedorismo em um debate com o diretor da Stemac Geradores, Valdo Marques,
que contou sua experiência no quadro “Chefe Secreto”. Já no Agas Mulher,
a escritora Cecília Troiano falou sobre a rotina e as dificuldades da mulher
moderna em um encontro que congregou mais de 700 mulheres ligadas ao ramo
supermercadista. O evento teve, ainda,
visitas-técnicas, palestras e oficinas práticas sobre áreas operacionais e
técnicas da rotina varejista, como açougue, padaria, hortifrúti, tendências,
mudanças em legislações, gerenciamento do mix de produtos, conceitos de layout
de loja e outros assuntos.
Às 20 horas desta quinta-feira, pouco
antes de encerrar o evento, a Agas vai sortear um automóvel Hyundai HB20
zero quilômetro entre as empresas que tiverem efetuado pelo menos R$ 1 mil em
compras na Feira.
A Expoagas 2017, que terá o tema
“Conectando os Bons Negócios”, ocorrerá de 22 a 24 de agosto do ano que vem no
Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. A estimativa da Agas é que pelo
menos 80% dos estandes para a feira do próximo ano tenham seus contratos
renovados até o final desta quinta-feira (27).
Comentários
Postar um comentário