Benzedeira de Getúlio Vargas revela segredo guardado há 67 anos

Mesmo em tempos atuais, com os avanços da tecnologia e com os mais modernos recursos de que dispõe a medicina do século XXI, a cultura das rezadeiras ou benzedeiras, ainda resiste. Em um número menor do que antigamente, ainda há pessoas que rezam e acreditam na cura por meio da palavra. Geralmente, a oração foi ensinada pelos pais ou avós, mantendo assim a transmissão oral de conhecimentos populares.

Dona Itala Frizzo da Costa
Texto e fotos:Agnes/A Folha regional

Em Getúlio Vargas, Itla Frizzo da Costa, mais conhecida por Dona Itla, com 82 anos, viúva, aposentada, católica, zeladora de capelinhas, tesoureira do grupo da terceira idade Alegria de Viver, é benzedeira há 67 anos. Ela tem três filhos: Ilse, Vilson e Velci e seis netos.
Numa casa simples, no Bairro Santo André, Dona Itla recebeu a equipe do jornal A Folha Regional. Em uma entrevista exclusiva, contou o segredo que guardou por muitos anos.
Natural de Getúlio Vargas, Itla tinha 16 anos quando foi morar com o marido na Linha 8, interior do município de Sertão. Segundo ela, o dom de rezar e benzer veio quando ela havia acabado de se casar com Belcino Pacheco da Costa, em novembro de 1949.


Matéria completa na edição impressa do jornal A Folha Regional desta sexta-feira (02)

Comentários