URI Erechim - Oito professores concluem doutorado na área da saúde
A URI Erechim passa a ter oito novos professores com doutorado, todos eles na área da saúde, sendo cinco deles apenas do Curso de Fisioterapia. Os demais são dos Cursos de Educação Física (01) e Enfermagem (01). Esse fator tem uma importância especial para a Universidade uma vez que, a partir de 2017, o câmpus passa a contar com o Curso de Medicina, o que deverá ocorrer ainda no início do ano. Com essa qualificação docente, outro setor que terá um acréscimo significativo é o desenvolvimento da pesquisa e a possibilidade de ampliação de estudos na área da saúde. O mesmo se dará na qualificação do ensino da graduação e da pós-graduação.
![]() |
Estes professores concluíram o doutorado na UNESC, em Santa Catarina |
![]() |
Luiz Carlos Chicota concluiu o doutorado na UFSM |
São vários cursos que passam a contar com os novos doutores que trarão igualmente uma grande contribuição com a ciência. Sete deles concluíram o doutorado em Ciências da Saúde pela UNESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), em Criciúma, que possui conceito 6, de um máximo de 7, do Ministério de Educação. Além da qualificação dos cursos, esse fato vem contribuir, ainda, com o desejo da Instituição em buscar a formação de excelência na área.
Os novos doutores do câmpus são: Mari Lucia Sbardelotto, do Curso de Educação Física. Sua tese foi sobre envelhecimento e treinamento físico e suas implicações de diferentes programas de treinamento sobre parâmetros bioquímicos e aptidão física de homens idosos. A orientação foi do professor Ricardo Aurino de Pinho.
No Curso de Enfermagem concluiu o doutorado o professor Irany Achilles Denti. Sua tese foi sobre as evidências de sinergismo entre a hiperamonemia e o ácido metilmalônico sobre parâmetros bioenergéticos e inflamatórios em rim e fígado de ratos. Irani teve a orientação da professora Patrícia Fernanda Schuck.
O Curso de Fisioterapia passa a contar com cinco novos doutores. Elvis Wisniewski desenvolveu a tese sobre a avaliação dos efeitos matabólicos e moleculares da exposição à fumaça do cigarro no tecido adiposo de camundongos magros e obesos e o papel das espécies reativas de oxigênio. Ele foi orientado pelo professor Cláudio Teodoro de Souza.
Já a professora Fernanda Dal’Maso Camera desenvolveu a tese sobre a caracterização química do cigarro de palha e o dano tecidual e o efeito nutracêutico da erva-mate no pulmão de camundongos expostos à fumaça do cigarro. O orientador foi o professor Ricardo Aurino de Pinho.
Enquanto isso, a professora Janesca Mansur Guedes desenvolveu a seguinte tese: os efeitos de diferentes protocolos de treinamento resistido sobre a adiposidade em camundongos obesos, com orientação do professor Cláudio Teodoro de Souza.
Por outro lado, a professora Márcia Bairros de Castro escreveu a seguinte tese: os efeitos da administração aguda de galactose sobre o estado redox celular em estruturas cerebrais de ratos jovens. A orientação foi da professora Patrícia Fernanda Schuck.
A professora Miriam Salete Wilk Wisniewski, atual Coordenadora do Curso de Fisioterapia, desenvolveu a seguinte tese: os efeitos da administração intracerebroventricular do ácido α-cetoisocaproico sobre parâmetros neuroquímicos em ratos jovens. A orientação foi do professor Emilio Luiz Streck.
Doutorado em Ciências Farmacêuticas
Outro professor que acaba de concluir seu doutorado é Luiz Carlos Cichota, do Curso de Farmácia. Ele desenvolveu seu estudo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Sua tese versou sobre a avaliação do dano ao DNA em pacientes com doença renal crônica, submetidos à hemodiálise, e sua associação com o metabolismo do ferro e estresse oxidativo. A orientação foi do professor Rafael Noal Moresco.
Além dos citados acima, estão em fase de conclusão do doutorado a professora Ana Lúcia Bernardo de Carvalho Morsch, também do Curso de Fisioterapia, e Wolnei Luiz Amado Centenaro, do Curso de Odontologia.
Comentários
Postar um comentário