Turismo incrementa a economia em Piratuba

Localizada no Meio Oeste catarinense, a cem quilômetros de Erechim, Piratuba é conhecida nacionalmente como a Terra das Águas Termais. Principal polo turístico da região, o setor é responsável por mais de 1.500 postos de trabalho diretos e indiretos. Os investimentos da Companhia Hidromineral de Piratuba, que administra o moderno parque aquático vem sendo acompanhado pela rede hoteleira, comerciantes e prestadores de serviços.

O complexo balneário é administrado pela
Companhia Hidromineral de Piratuba.

Onze estabelecimentos fazem parte da
Associação dos Hotéis e Pousadas de Piratuba.
Juntos contam com cerca de 2.000 leitos.

Praça instalada junto a entrada do balneário. 

No ano de 2000 o número de banhos pagos
ultrapassou 440 mil. 

         O último levantamento realizado pela Associação dos Hotéis de Piratuba revela que os onze estabelecimentos contam com 1.800 leitos. No mês de abril o Hotel Vila Germânica vai inaugurar 60 novos apartamentos. Sua ampliação será acompanhada pela revitalização e ampliação das áreas comuns e terá 146 apartamentos.  
De acordo com Leandro Rodrigo Riffel, presidente da Associação dos Hotéis e sócio proprietário do Hotel Rouxinol, a taxa de ocupação em Piratuba é de 60%, 13% acima da média estadual. Ele revela que cerca de 50% dos turistas são gaúchos. Campanha publicitária realizada em outdoors instalados em trechos da BR-101 e no Vale do Itajaí tem agregado o número de visitantes à cidade balneária, revela. Os associados realizaram recentemente viagem técnica a Campos do Jordão (SP) e Gramado, e em parceria com o SEBRAE a associação trabalha com projetos para incrementar o turismo de eventos no inverno.
         Sociedade de economia mista as ações da Companhia Hidromineral de Piratuba estão distribuídas entre o município, que tem 75% , Banco do Brasil com 15% e o restante entre pessoas físicas e jurídicas. Presidida por Jair Antônio Gomes, a companhia investe o resultado na manutenção, melhorias e ampliação do complexo balneário. Os servidores são concursados, e a empresa supervisionada pelo Tribunal de Contas (TCE/SC). Segundo levantamento estatístico no ano passado foram 400 mil banhos pagos, sendo janeiro o mês de maior movimento com 66 mil, e junho o menor, com cinco mil banhos.
A natureza exuberante e a segurança são uma atração à parte. O mesmo se pode dizer do Centro de Eventos, que conta com uma estrutura completa, utilizada para negócios, eventos e shows. A gastronomia típica dos imigrantes que colonizaram o sul do Brasil é marca registrada da cidade. A cervejaria local, que abastece bares, restaurantes e hotéis, recebe visitas guiadas mediante agendamento.
O calendário de eventos envolve a comunidade regional e os visitantes. A abertura de temporada ocorre sempre em dezembro quando também é realizado o Natal Piratuba. A cidade realiza um dos maiores Réveillon de SC, com queima de fogos e shows. É tradicional o Kerb de Piratuba, Noite do Havaí, Encontro de Veículos Antigos, Canta Piratuba, Festa Cabocla, Noite Alemã, Festival da Dança da Terceira Idade, Corrida de Garçons, entre outros.

História

         A formação do seu núcleo urbano teve início no ano de 1910 quando a Brasil Railway, empresa americana do magnata Percival Farquhar inaugurou o trecho da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul. O local se chamou Vila do Rio do Peixe até a emancipação de Piratuba ocorrida no dia 18 de fevereiro de 1949. A América Latina Logística, permissionária da malha ferroviária do PR, SC e RS suspendeu as operações. Nos últimos anos a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Regional de SC oferece passeios de Maria Fumaça entre as Estações Piratuba e Marcelino Ramos. Tracionados por uma locomotiva fabricada no ano de 1920 os vagões de passageiros percorrem 25 quilômetros até a ponte férrea, na divisa de SC e RS, retornando no final da tarde. 
         O turismo é a base econômica do município. A água sulfurosa de 38,6 º, conhecida pelas suas qualidades terapêuticas, foi encontrada no ano de 1964 quando a Petrobrás perfurou um poço com 2.271,30 metros em busca de petróleo. A Companhia Hidromineral foi constituída em 1975 e com a inauguração do Parque Termal, Piratuba deu inicio a chamada indústria sem chaminé.
         Com piscinas abertas, cobertas, chuveiros ao ar livre, duchas e banheiras de hidromassagem o Parque Termal recebe os visitantes o ano todo. Além da rede de hotéis e pousadas, existe a opção de casas e apartamentos para temporada. De igual modo uma área de camping e outra para motor homes, com toda a infraestrutura necessária.  

         

Comentários