Cultura - Novo livro de Débora S. Mattana já está a venda

Aos 27 anos a escritora Débora S. Mattana está lançando seu segundo livro: Receio – A disputa do coração. No último dia 26 de maio, a escritora natural de Estação e residente na cidade de Getúlio Vargas autografou o livro publicado pela Editora Arwen na Livraria Nobel, do Bella Città Shopping Center, em Passo Fundo.


Débora autografou seu novo livro no último
dia 26 de maio, na Livraria Nobel
do Bella Cittá Shoping.


         O novo livro tem 398 páginas e encerra a duologia iniciada com Anseio – A disputa do coração, que saiu pela editora Novo Século em 2014. A obra de Débora, classificada como romance fantástico ou romance ficção, é um gênero literário em que as narrativas estão centradas em elementos não existentes ou não reconhecidas na realidade.  Universal esse gênero tem entre os jovens e adolescentes seus mais féis leitores. Nas últimas décadas se transformou num fenômeno mundial.  
         Escrito no período em que cursou Psicologia na Imed, em Passo Fundo, Anseio teve uma excelente aceitação de público. De acordo com a autora o maior volume de vendas ocorreu no nordeste e uma segunda edição poderá sair ainda este ano. Ela recorda que começou a escrever Anseio quando o anterior ainda estava sendo impresso.
         No início da tarde de terça-feira (30) Débora esteve a convite do editor na redação. Durante a entrevista recordou que sempre gostou de ler e que desde criança criava suas estórias. A leitura passou a ser diária a partir dos dezesseis anos e dentre os autores que a influenciaram cita a britânica J. K. Rowling, que assinou Harry Potter, série de romances de alta fantasia que se tornaram importante ferramenta no estímulo à leitura no ambiente escolar e familiar. De igual modo os contos de Edgar Allan Poe, escritor e crítico literário norte-americano, entre outros.
Questionada sobre sua rotina ela revelou que tem predileção por escrever durante a madrugada. Agora, quando o novo livro ainda está chegando à lojas já trabalha com um novo projeto. Troca Sombria, um livro de ficção e fantasia é ambientado na cidade de Getúlio Vargas. Nostálgica, Débora leva adiante um segundo projeto que está sendo escrito a mão. A Mansão de P.D.R. deverá ser o título do seu quarto livro que classifica como de suspense.


         Em que pese preferir o livro físico – textura, cheiro, cores..., a jovem escritora reconhece a força da internet. Em parceria com Paula Pagliarini, psicóloga e autora do livro O Segredo de Elfos, Débora S. Mattana está escrevendo Os Soberanos de Gardia. Disponível na Wattpadd, uma plataforma de leitura online, a história revela a existência de um mundo em que os humanos são ocos de sentimentos e não sabem o que é amor, tristeza ou ternura. Os capítulos estão sendo escritos e disponibilizados periodicamente na rede e podem ser acessados e lidos gratuitamente.

         Questionada se já esta sendo possível viver do trabalho de escritora diz categoricamente que não. Culta, Débora S. Mattana sabe que nenhum dos grandes autores da literatura puderam se dedicar exclusivamente da escrita antes dos quarenta ou cinquenta anos. Determinada ela divide seu tempo entre a leitura, o computador, papéis e canetas com a profissão exercida no seu consultório de psicologia em Getúlio Vargas e de recrutamento e seleção em Porto Alegre. 

Comentários

Postar um comentário