Consulta Popular 2017-2018 inicia nesta terça-feira, dia 1º de agosto



São tem 10 opções de programas para a região, porém
cada eleitor poderá escolher somente uma prioridade.


        
         Inicia nesta terça-feira, 1º de agosto, a votação da Consulta Popular 2017/2018. Os eleitores podem participar até quinta-feira, 3, e escolher uma das 10 prioridades elencadas para a Região Norte do Rio Grande do Sul.  O valor total disponível para a Consulta Popular 2017/2018 é de R$ 60 milhões  para serem divididos entre todas as 28 regiões do Estado, sendo que para a Região Norte está sendo disponibilizado R$ 1.731.428,57. A votação poderá ser feita  pela internet, pelo site www.consultapopular.rs.gov.br. É necessário ter o número do título de eleitor para participar. Os projetos que obtiverem mais votos farão parte do orçamento do estado, por isso o envolvimento de todos é importante.
As 10 demandas que  compõem a cédula desta Consulta Popular vieram das indicações feitas nas assembleias dos Comudes (Conselhos Municipais de Desenvolvimento) realizadas nos 32 municípios que pertencem ao Conselho Regional de Desenvolvimento - Corede Norte. São cinco secretarias estaduais concorrendo: Saúde, Agricultura, Educação, Desenvolvimento Rural e Cultura, Turismo e Esportes. 
Segundo o presidente do Comude de Getúlio Vargas e tesoureiro do Corede Norte – Credenor, Ademar José Rigon, para Getúlio Vargas, há três programas que beneficiam o município: os de número 1, 6 e 7. Rigon convida toda a população apta a votar e participar da Consulta Popular, pois se o município não alcançar um número mínimo de votos, fica sem receber recursos, assim como há um mínimo de votação para cada demanda. Por isso, Rigon conclama a todos para votar, para que esses recursos cheguem até Getúlio Vargas.

         Votação de Demandas – Corede Norte
1 - AGRICULTURA: Incentivo à produção agrosilvopastoril no Alto Uruguai
2 - AGRICULTURA: Desenvolvimento local e fortalecimento da cadeia produtiva da citricultura no corede norte.
3 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Armazenagem de grãos na propriedade.
4 - DESENVOLVIMENTO RURAL Programa de fortalecimento das cadeias produtivas – agroindústria familiar.
5 - DESENVOLVIMENTO RURAL Programa de fortalecimento das cadeias produtivas – comercialização.
6 - DESENVOLVIMENTO RURAL: Internet para todos no meio rural.
7 - SEGURANÇA PÚBLICA: Reaparelhamento dos órgãos de segurança pública na região Norte.
8 - EDUCAÇÃO: Formação continuada para professores e gestores escolares.
9 - SAÚDE: Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS - Hospital Santa Terezinha de Erechim.
10 - CULTURA, TURISMO E ESPORTES: Promoção do turismo regional.

Comentários