Emater/RS-Ascar capacita produtores em Secagem e Armazenamento de Grãos


   A Emater/RS-Ascar ministrou mais um curso de Secagem e Armazenagem de Grãos, realizado de 25 a 27 de julho, no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). Participaram do curso 23 agricultores e técnicos da Emater/RS-Ascar. As orientações práticas e teóricas foram repassadas pelos instrutores Carlos Angonese, Claudio Kochhann, Waldir Machado e Murilo Marcon. Nos três dias de atividade, foram repassados temas como o conhecimento do grão, coletas de amostras e padronização de métodos, secagem de grãos, manejo integrado de insetos e roedores, aspectos construtivos na armazenagem de grãos. Também integrou a programação visita a uma unidade armazenadora da família Bandiera e de Josemar Testolin, localizadas em Paulo Bento.

   A Emater/RS-Ascar orienta os produtores a construírem silos em suas propriedades rurais, de acordo com as necessidades de cada uma delas, e desenvolve projetos de unidades armazenadores. O produtor que tem silo consegue guardar o grão com qualidade, baixo custo e evita custos com transporte do grão para armazenar em outros locais.


   Além do curso de Secagem de Armazenagem de Grãos, no Cetre também são realizados os cursos: Boas Práticas Fabricação, Bovinos de Leite, Citricultura Básica, Gestão em Agroindústria, Panificação (pães), Bolos e Tortas, Biscoitos e Bolachas e Massas Frescas e Salgados. A realização dos cursos conta com as parcerias do Sicredi e Cresol. 


Comentários