Getúlio Vargas é sede do IV Fórum Norte Gaúcho do Milho nesta sexta-feira, 28

Evento vai abordar tendência dos preços futuros, clima, controle de pragas e doenças,
aplicação de nitrogênio no solo, silagem e manejo para altas produtividades.

Equipe organizadora com parte da equipe de trabalho. 

Getúlio Vargas será sede, nesta sexta-feira, 28 de julho, do IV Fórum Norte Gaúcho do Milho, promovido pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, ACCIAS, Prefeitura de Getúlio Vargas, Emater/RS Ascar, Faculdade Ideau e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas. O encontro, que acontece no Centro Comunitário Centenário, em Getúlio Vargas, das 8 às 16h30min, conta com o patrocínio da Sicredi Estação, Pioneer, DuPont, Dekalb e Sementes Agroceres.
Na pauta do debate estão os aspectos relacionados à tendência dos preços futuros para o milho, como será o clima na próxima safra, controle de pragas e doenças, aplicação de nitrogênio no solo, produtividade com qualidade na silagem do milho e manejo para altas produtividades.
Segundo os organizadores, que se reuniram nesta quarta-feira, 26, no local da realização do Fórum, no Centro Comunitário Centenário, mais de 250 pessoas estão sendo esperadas para o evento. Participaram da reunião, que deu encaminhamento aos últimos detalhes, o Presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Sidnei Beledeli; o Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ademar Rigon; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Daniel Fernandez; o Diretor de Agronegócios da ACCIAS, Luiz Carlos da Silva; o engenheiro agrônomo Paulo Edgar da Silva. Também participaram integrantes da equipe de trabalho e fornecedores.

PROGRAMAÇÃO
08h                      Recepção e Credenciamento
08h30min            Abertura Oficial
09h Palestra                  Avanços e Desafios do Manejo de Nitrogênio na Cultura do Milho
Palestrante           Prof. Dr. Christian Bredemeier
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia e em Fitotecnia, Doutor em Nutrição de Plantas e Agricultura de Precisão, Professor Associado do Departamento de Plantas de Lavoura – UFRGS, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia – UFRGS, Orientador do Programa de Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão – UFSM.
10h Palestra                  Perspectiva Climática Safra 2017/2016 e Balanço Hídrico - RS 
Palestrante           Mestre Ludmila Pochmann de Souza
Meteorologista, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto da UFRGS onde realiza pesquisa sobre eventos extremos e modelagem hidrometeorológica utilizando WRF-Hydro. Mestre em Ciências Atmosféricas.
11h Palestra                  Produção de Silagem de Milho de Alta Qualidade
Palestrante           Prof. Dr. João Ricardo Alves Pereira
Zootecnista, Mestre em Nutrição Animal e Pastagens e Doutor em Zootecnia. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Castro - PR e professor no curso de Pós-Graduação na PUC-PR.
12h20min Almoço
13h30min Palestra        Análise e Perspectivas para o Mercado do Milho
Palestrante           Dr. Antonio da Luz
Economista Chefe da Farsul, Mestre em Economia Aplicada, Doutor em Economia
14h45min Palestra        Manejo de Doenças na Busca de Altas Produtividades
Palestrante           Prof. Dr. Erlei Melo Reis
Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia (Fitopatologia) e Doutor em Fitopatologia. Foi pesquisador da Embrapa - Trigo durante 20 anos. Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo e também leciona na Universidade de Buenos Aires.

16h Encerramento 

Comentários