EJA da Escola Pedro Herrerias participa da XII Jornada Nacional de Literatura

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Herrerias, participaram de um dos maiores eventos literários do país, a 14ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece a cada dois anos, na Universidade de Passo Fundo. A participação dos alunos teve o incentivo e o apoio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas, através da Secretária de Educação, Eliane Granella, que, prontamente, disponibilizou o transporte para o evento. Neste ano, a Jornada teve a sua 1ª edição da Jornight, que aconteceu nos dias 23,24 e 25 de agosto, contando com a participação de 1,5 mil jovens, incluídos nestes, os alunos da EJA e os professores que os acompanharam durante o evento, Jairo Ademar Galina, Jane Gorete Seminotti Giaretta, Marcelo Dall’Agnol, Luciana Carla da Cunha e Vanessa Vitali Kunert.

Motivados pelo tema da jornada “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”, bem como com o trabalho de leitura e análise das produções dos escritores presentes na Jornight, realizado pela professora Vanessa Vitali Kunert, na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos puderam sentir de perto o convite à leitura e a aproximação do público com os escritores, como também, ampliar os seus conhecimentos e experiências interpessoais, durante as três noites em que participaram. Na primeira noite (23/08) assistiram ao espetáculo teatral “Parem de falar mal da rotina”, com a escritora e atriz Elisa Lucinda, em que a autora expressou sua urgência e inquietude na busca interminável da liberdade de se poder viver plenamente, sem os famosos cárceres que nós mesmos nos impomos. Na segunda noite (24/08) participaram de um diálogo com as duplas de gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon e Paulo e Chico Caruso, os quais falaram sobre HQ, música e humor. E na última noite (25/08) participaram de uma conversa com Humberto Gessinger, Jairo Bouer e Kleber Rocha, diretor de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Além disso, assistiram ao show Pouca Vogal, um projeto musical criado por Humberto Gessinger e Duca Leindecker, que levou o público ao delírio e contagiou a todos com a poesia por trás das letras das músicas.

Os alunos ficaram maravilhados com a estrutura do evento, com a participação do público, com a oportunidade de poderem estar presentes bem próximos aos escritores, em um ambiente literário que, segundo eles, emociona e contagia qualquer faixa etária. Segundo o aluno Renuir Tamanho, “foi o dia mais feliz da minha vida, pude realizar um sonho, fazer uma pergunta direta ao Humberto Gessinger e poder assistir a um show dele.”

Comentários