Contexto - Neivo A T Fabris


Afinado com as bases
A região do Alto Uruguai não tem do que se queixar do presidente da Câmara Federal. O deputado Marco Maia (PT), que tem sua base eleitoral em Canoas, na região metropolitana, não pode ser chamado de ingrato pelo prefeito de Erechim Paulo Polis (PT), ou por qualquer outro da Amau (associação que agrega 32 municípios do norte do RS). No mandato anterior e no atual, o parlamentar contemplou com emendas praticamente todos os municípios. A contrapartida se deu na eleição de 2010, parta a tristeza de Ivar Pavan (PT) que disputou sem sucesso uma das 31 vagas da Câmara Federal.
I I
Nos dias que antecede a posse dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, assessores do parlamentar estão visitando os municípios. Nesta semana eles estiveram em Sertão para um encontro com o presidente do PT, Jarbas Dalastra de Souza, e dirigentes da sigla. O partido, que integra a coligação que elegeu o prefeito Marcelo Dagostini (PP), aguarda o convite para compor a futura equipe de governo, possivelmente na Secretaria de Desenvolvimento. Para o cargo esta cotado Arlindo Lies Filho. Os dois assessores, um de Erechim e outro de Passo Fundo, se colocaram a disposição para estabelecer parcerias no interesse da comunidade sertanense.
I I I
Faltando menos de um mês para deixar a presidência da Câmara dos Deputados, Maia se prepara para voltar ao plenário. Em pelo menos duas ocasiões Marco Maia ocupou interinamente a presidência da República, com a necessária discrição, abrindo agenda para receber correligionários do RS. Ao oferecer refúgio aos deputados condenados recentemente pelo Supremo Tribunal Federal provocou uma avalanche de críticas da imprensa. Na reta final, ocupando um dos mais importantes postos da nação, Maia mantém a postura de personagens emblemáticos, como o senador José Sarney (PMDB), para ficar apenas com um exemplo.
Curtas:
# Em cinco dos seis municípios da 70ª Zona Eleitoral a posse dos vereadores para a nova legislatura e dos prefeitos e vice-prefeitos para o período 2013 – 2016 serão realizados na manhã do dia 1º de janeiro.
# A única exceção será em Ipiranga do Sul, onde pela primeira vez desde a criação do município em 20 de abril de 1988, a oposição venceu uma eleição.
# A solenidade de posse dos nove vereadores do ex. distrito de Getúlio Vargas e do prefeito Mário Luís Ceron (PTB) esta marcada para as 09h30min de segunda-feira (31), no Esporte Clube Ipiranga.
# A Câmara de Getúlio Vargas realizou sua última sessão no dia 20 de dezembro, oportunidade em que deixou para a Comissão Geral de Pareceres a análise de projeto de lei assinado por seu mais jovem vereador.
# No apagar das luzes da legislatura 2009 – 2012 o vereador Dinarte Afonso Tagliari Farias (PP) assinou o Projeto de Lei do Legislativo nº 007/2012, que dispõe sobre denominação de rua.
# Até o fechamento da coluna não foi possível contato com o autor do projeto que não atendeu as chamadas feitas para o celular.
# Aliás, o site da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas não disponibiliza o telefone ou endereço eletrônico de seus membros.
# No site de outras colendas, e também da Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado, é possível informações de acesso aos parlamentares.
# A 3ª Cia da Brigada Militar de Getúlio Vargas recebeu um Fuzil Imbel MD-97, calibre 5,56 x 45 mm poucos dias.
# A arma, que possui regime de tiro unitário (tiro a tiro), com cadência de disparo rápido e preciso, alcance de dois mil metros e capacidade para perfurar chapa de aço de quatro cm já está sendo utilizada pela Patrulha Rural e operações especiais.
# Quinze policiais do POE, de Getúlio Vargas e Erechim, que também recebeu uma unidade, participaram de curso ministrado pelos capitães Marcelo Paese e André Konigonis e estão aptos a utilizar o fuzil.
# A Delegacia de Polícia de Erebango foi uma das cinco da 11ª Região a receber uma caminhonete Palio Weekend zero quilômetro, resultado da Consulta Popular do ano 2011/2012.
Dito & Feito: Uma antiga reivindicação do 13º BPM e 3ª Cia da Brigada Militar foi atendida neste mês. Na tarde de quinta-feira (28), o Capitão Paese, comandante da BM local, juntamente com o Tenente Perez, apresentaram ao presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas e a imprensa o Fuzil Imbel MD-97 recebido diretamente do Centro de Material Bélico da BM (CMB/BM/RS). Na oportunidade o Capitão pediu ao engenheiro Leandro Granella, que agradecesse ao Coronel Airton Balsemão, por ter reforçado o pedido junto ao comando da Corporação. O oficial da reserva remunerada da Brigada Militar, que responde pela chefia de segurança da Farsul, esteve recentemente no município, quando constatou durante conversa com o Capitão da necessidade da arma para o trabalho da Patrulha Rural.  

Comentários