Marco Maia entre os 100 brasileiros mais influentes


Em sua edição desta semana, como faz desde 2007, ÉPOCA apresenta a lista das 100 personalidades mais influentes do país . Ela está dividida nas categorias Líderes, Heróis, Construtores e artistas. Inclui aqueles que na avaliação da redação de Época, mais se destacam em 2012. Os textos sobre eles são escritos por gente também influente, capaz, pela proximidade ou pelo conhecimento, de iluminar a história e o caráter de quem o Brasil precisa conhecer.
O líder do PMDB da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, descreve o presidente da casa, Marco Maia com as seguintes palavras:
“Eleito pelo PT gaúcho, ele deixa a presidência da Câmara dos Deputados como um político de projeção nacional. Conheci o deputado Marco Maia em 2005, logo que assumiu o mandato. Eu presidia a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público. Ele fora eleito vice-presidente, revelando habilidade e sensibilidade política. Gostei desde logo de sua firmeza e determinação. Foi graças a essas qualidades que ele foi vice-presidente da Casa em 2009 e, depois, ganhou apoio da bancada do PT para se eleger presidente. Como líder do PMDB, acompanhei o trabalho do presidente Marco Maia nesses dois anos. Sou testemunha de que soube ouvir as reivindicações, decidiu as questões colocadas sob sua apreciação e convocou a Câmara para votar projetos relevantes. Com ele, a Câmara não empurrou com a barriga nem se omitiu. No apagar das luzes de 2012, Maia foi firme na de­fesa da soberania do Legislativo para declarar vagos os cargos de deputados condenados pelo STF, alertando sobre o risco de crise institucional em caso de invasão de competência da Câmara. Confirmou as expectativas dos deputados e da Casa. Se chegou aqui como nome regional do PT, deixa a presidência como figura de destaque da política nacional, pelas suas qualidades e pela disposição de enfrentar os obstáculos”.

Comentários