Accie apresenta case do livro Erechim Retratos do Passado, Memórias no Presente no 11º Congresso da Federasul

Presidente da Federasul Ricardo Russowsky Giovana Dariva vice-presidente da Federasul Simone Leite e Claudionor Mores - Fo
A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – Accie – participou da apresentação dos cases de sucesso que abriram a tarde do segundo dia do 11º Congresso das Entidades Filiadas à Federasul, no sábado, 22, em Canela. A Entidade apresentou o case do livro “Erechim Retratos do Passado, Memórias no Presente”, projeto desenvolvido através da Lei de Incentivo à Cultura, aprovado pelo Ministério da Cultura (MinC), que relata a história do município. A obra foi lançada em abril, mês do aniversário de 94 anos da Accie e 95 anos do município como forma de presentear Erechim.
O case foi apresentado pelo Presidente da Accie, Claudionor Mores, e pela Secretária Executiva, Giovana Dalla Rosa Dariva, que relataram aos presentes as diversas fases de desenvolvimento, desde a elaboração do projeto, a aprovação pelo Ministério da Cultura, as diligências solicitadas, a captação dos recursos, os patrocinadores, a produção do livro até o lançamento, realizado no dia 26 de abril, no Polo de Cultura, em Erechim, assim como o lançamento realizado no município vizinho de Getúlio Vargas.
A iniciativa, que resultou na edição de uma obra com mais de 300 páginas, com texto, fotos e mapas, resgata os costumes e a memória dos colonizadores, que, alheios às adversidades enfrentadas, aqui fixaram sua morada, levantando a bandeira da coragem, da força, da perseverança, da fé, da humanidade e da prosperidade, submetendo esta região às transformações hoje percebidas. A obra foi possível de ser concretizada através do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac –, na modalidade Mecenato. A liberação para a captação de recursos foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 5 de janeiro de 2011 e a captação ocorreu durante aquele ano. São patrocinadores da obra a Cavaletti, a Comil, o Master Supermercados e a Olfar.

Também participaram das apresentações de cases de sucesso as Acis de Alvorada, Carazinho, Caxias do Sul e Canela, também porque tiveram suas ideias inovadoras selecionadas para o evento. As propostas mostraram como simples decisões modificam a gestão e ajudam as entidades ganhar em produtividade. Os cases foram apresentados por representantes das associações comerciais e também servem de incentivo para outros projetos.

Comentários