Contexto - Neivo A T Fabris

  • Com os dias contados


    A falta de vaga para estacionamento no centro da cidade de Getúlio Vargas pode estar com os dias contados. Neste chuvoso mês de agosto, o problema se agravou, transformando o trânsito num verdadeiro caos, tanto para os motoristas quanto para os pedestres. Apesar de antigo e consolidado em cidade polos como Erechim e Passo Fundo, o estacionamento rotativo deverá ser implantado no final de dezembro. A novidade fica por conta da gratuidade, mas a fiscalização será realizada por agentes uniformizados. As infrações cometidas quanto ao excesso do tempo, que será de sessenta minutos, deverão ser notificadas.
    I I
    O projeto foi apresentado aos associados da CDL e ACCIAS pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O croqui com os logradouros onde o estacionamento rotativo será implantado foi exibido por Ademar Rigon (PP). As sugestões devidamente anotadas e a análise final do projeto vão ser analisadas pelo setor jurídico do município. O passo seguinte será a aprovação pelos integrantes da Câmara de Vereadores. A área para o estacionamento rotativo vai ser sinalizada conforme o Código Nacional de Trânsito. A proposta inicial é que o estacionamento rotativo ocorra entre as dez e dezesseis horas, de segunda a sexta-feira, e das oito ao meio dia nos sábados.
    I I I
    Números oficiais apontam que entre os anos de 2001 e 2010 o crescimento da população do RS foi de 5,02%, enquanto que no mesmo período o número de carros foi dez vezes superior. No encontro citado o Secretario de Desenvolvimento revelou que cerca de 9.000 veículos estão emplacados no município. Se por um lado o crescimento do fluxo de veículos trouxe problemas, por outro, incrementou a arrecadação de impostos tanto para o Estado quanto para os municípios, que dividem e o IPVA. Seria oportuno que as autoridades e o Conselho Municipal de Trânsito reavaliassem a eficácia das rotatórias maiores, que obstruem o fluxo do trânsito.
    Curtas:
    # Os encontros dos dirigentes do PMDB de Getúlio Vargas passam de quinzenais para semanais a contar da próxima semana.
    # O presidente do PMDB, Flávio Dalla Costa, informou à imprensa que os projetos de lei enviados pelo executivo ao legislativo, passam a ser debatidos com os integrantes da bancada.
    # Outra novidade é em relação a Juventude do PMDB de Getúlio Vargas, que já se prepara para o 1º Encontro ao Alto Uruguai, programado para o dia 13 de setembro, na cidade de Erebango.
    # Candidato a vice-prefeito numa coligação como PP na eleição realizada em 2000, o atual presidente do PMDB participou das duas últimas legislaturas e não concorreu a reeleição no ano passado.
    # Nos oito anos de mandato Dalla Costa imprimiu um estilo moderado de oposição às administrações de Dino Giaretta (PT) e de Pedro Paulo Prezzotto (DEM).
    #Agora na condição de dirigente não tem dado trégua e recentemente apresentou denúncia de nepotismo no poder executivo ao Ministério Público.
    # O ex. vereador Flávio Dalla Costa quer que os vencimentos recebidos pela esposa do vice-prefeito no período em que ocupou cargo de confiança na Secretaria da Saúde sejam devolvidos.
    # O frio intenso da manhã de quarta-feira (14) levou a direção da Apae a transferir o ato público contra o Plano Nacional de Educação (PNE), para o Centro Esportivo Municipal Ataliba José Flores.
    # Além dos dirigentes, professores, pais e alunos das Apaes de Getúlio Vargas e Sertão, a presença de delegações das prefeituras e Câmaras de Vereadores dos municípios atendidos pelas duas escolas.
    # O fim das Apaes, caso não seja modificado o texto da PNE, será um retrocesso no atendimento dos milhares de jovens portadores de necessidades especiais.
    # O movimento liderado pela Federação Nacional das Apaes conta com o apoio de parlamentares, dentre os quais a Senadora Ana Amélia Lemos (PP).
    # O vereador Dinarte Farias (PP) retorna de viagem e reassumiu na sexta-feira a presidência do legislativo.
    # Na noite de sábado, a Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene alusiva aos 50 anos do Escritório da Emater/RS-Ascar de Getúlio Vargas.
    # Cerca de 800 pessoas prestigiaram aa solenidade que acontece no Centro Comunitário Centenário, seguido do jantar.
    # Todos os ex. servidores da Emater local foram convidados e se depender da dedicação dos organizadores o evento será um sucesso.
    Dito & Feito - Um encontro no gabinete do deputado Alceu Moreira (PMDB) reuniu na manhã de quinta-feira o deputado estadual Gilberto Capoani (PMDB), o vice-prefeito de Getúlio Vargas Maurício Soligo (PP) e o ex. vereador Ronaldo Delfino (PP). Na pauta, a disputa de terras entre indígenas e agricultores em áreas do Mato Preto, em Getúlio Vargas, e Sananduva.

Comentários