Vereador Daniel Fernandez mantém audiências em Porto Alegre sobre péssimo estado de conservação das escolas estaduais do município

O Vereador Daniel Fernandez (PP), juntamente com o Vice-prefeito de Getúlio Vargas Maurício Soligo, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Vilmar Soccol, e as diretoras das Escolas Estaduais Padre Manoel da Nóbrega, Marta Toledo, e do Colégio Estadual Antônio Scussel, Noemi de Moraes, esteve, dia 30 de julho, em Porto Alegre, nas Secretarias Estaduais de Educação e de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, para tratar de assuntos referentes a problemas estruturais nas escolas do município, em especial estas que atendem mais de 1.000 estudantes e há mais de 20 anos não recebem nenhum tipo de conservação principalmente do lado externo.  Além disso, há informações que em dias de chuva há infiltração para dentro das salas de aula.
Na audiência na Secretaria de Educação, a comitiva foi recebida pelo Diretor do Departamento Administrativo da Secretaria de Educação do Estado do RS, Claudio Sommacal, e pelo diretor do Departamento de Articulação com os Municípios da Secretaria de Educação, Antonio Marangon. Também estava presente a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Graciela Regina Gritti Pauli. Na oportunidade eles garantiram que serão realizadas obras em caráter emergencial na Escola Padre Manoel da Nóbrega, na próxima etapa do Plano de Necessidades de Obras (PNO), que, nesta primeira etapa está beneficiando 65 escolas, que integram um lote de 197 projetos, contratados até o final do ano.
Segundo o Vereador Daniel Fernandez, na Escola Manoel da Nóbrega eles informaram que serão feitos reparos emergenciais no telhado, fiação elétrica, muro, reforma do piso e paredes. “Disseram, ainda, que a Escola Antônio Scusssel estaria entre as duas da 15ª CRE a receber reforma geral”, relatou o Vereador, durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores realizada no dia 1º de agosto. Conforme falou Daniel, os representantes da Secretaria de Educação informaram que estariam contratando a empresa que deverá fazer o projeto para as reformas e que este deverá ficar pronto até o final do ano.
Em seguida, a Comitiva foi até a Secretaria de Obras Públicas, solicitar o apoio do Secretário Luiz Carlos Busatto, para agilizar os processos de reformas das escolas do município de Getúlio Vargas. O secretário, que recebeu um relatório com fotos do péssimo estado de conservação das escolas, e se comprometeu a solicitar agilidade nas obras.
O Vereador Daniel Fernandez, que já havia tido aprovado por unanimidade uma indicação sua na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores do dia 25 de Julho, onde solicitava que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto entrasse em contato com o Secretário Estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, a fim de marcar uma audiência pública no Município para discutir sobre a infraestrutura das escolas estaduais, em especial ao Colégio Estadual Antônio Scussel e a Escola Estadual Padre Manoel da Nóbrega que encontram-se em péssimo estado de conservação, falou que espera que as promessas sejam cumpridas, pois é necessário garantir segurança aos estudantes e professores e um ambiente digno para o processo de ensino-aprendizagem.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Getúlio Vargas

Comentários